top of page
Foto do escritorBangtan Express

À conversa com... Kim Namjoon Portugal!



O mês de Setembro não nos deu apenas um, mas sim DOIS membros dos BTS. No dia 12 de Setembro de 1994, nasceu um menino chamado Kim Namjoon, que mais tarde viria a ser conhecido como RM, o líder de um dos grupos mais famosos do mundo. Amante de livros, de arte, da natureza e autor das frases mais emblemáticas do nosso fandom, muito há para se conhecer sobre Namjoon e o mesmo podemos dizer das administradoras por detrás da fanbase que o representa em Portugal.


Susana e Maria são ambas do distrito do Porto e recentemente fizeram parceria para trabalhar na Kim Namjoon Portugal (@NamjoonPortugal). Ambas tiveram a amabilidade de tirar um tempinho para responder às nossas questões para que todos possam conhecer um pouco melhor as pessoas que trabalham todos os dias para vos trazer novidades e atualizações sobre o nosso líder. Podem ler a entrevista completa já a seguir!

"Há quanto tempo existe a vossa fanbase e o que vos levou a criá-la?"


Susana: A fanbase existe há quase 2 anos, decidi criá-la com o intuito de acompanhar de "perto" o trabalho dos BTS, em particular do nosso líder.


Maria: A fanbase do Namjoon já estava criada, quem estava nela era a Susana, eu entrei um tempo depois.


"Como é trabalhar numa fanbase sozinha e qual a diferença que notaram quando começaram a ser duas?"


Susana: Trabalho em parceria com alguém que, tal como eu, ama o Namjoon. É a nossa Maria (Mary). Em tempos, trabalhei uns meses sozinha. Para mim foi bastante difícil conciliar o meu horário de trabalho com os horários dos BTS, havia noites sem dormir, etc....


Maria: A Susana mandou-me mensagem há uns meses atrás a perguntar se eu queria administrar também a fanbase, porque ela confiava em mim e, como sou Namjoon utted, aceitei com muito gosto ajudá-la na fanbase.


"Estar numa fanbase implica ter bastante trabalho e dispensar tempo do vosso dia-a-dia para se dedicarem a ela. O que têm achado da vossa experiência? Como lidam com os altos e baixos?"


Susana: Essa é uma ótima questão para mim. Desde já, peço desculpa pelo meu desaparecimento da fanbase (para aí desde o início da quarentena, afastei-me completamente do projeto). Mas voltando ao assunto principal, realmente ter uma fanbase é deveras complicado a nível de gestão de horários, pelo menos para nós aqui em Portugal. A maior parte dos shows, entrevistas, red carpets, etc, calha sempre de madrugada e, para mim, com um trabalho de horários rotativos, não consigo acompanhar tudo em direto, e partilho muitas vezes tudo atrasado, fora as horas que passamos à espera de todas as matérias, fotografias e também todas as horas de pesquisa para garantir que o que escrevem é verdadeiro, ou seja, ter uma fanbase não é simplesmente ter um Twitter bonito, como muitas pessoas pensam. Por isso, como me deixa bastante cansada, tenho que me afastar para recuperar.


Maria: Eu concordo na parte em que temos que dispensar um bocado do nosso tempo no dia-a-dia para nos dedicarmos à fanbase, porque às vezes acontece de ter muita informação para atualizar, por exemplo posts que o Namjoon faz no Weverse ou no Twitter, ter atenção aos projetos que se faz, etc. A minha experiência na fanbase está a ser ótima. Apesar de ainda ser nova neste mundo das fanbases, eu penso que tem corrido bem e eu tornei a fanbase como um cantinho onde eu posso deixar todos os problemas de lado enquanto atualizo a mesma. É como se fosse , como se costuma dizer, um "safe place".


"Apesar do aniversário do Namjoon já ter passado, querem falar sobre os projetos que prepararam? Ou que gostariam de preparar no futuro, caso não tenha havido possibilidade de o fazer este ano?"


Susana: Tal como disse o ano passado, se o COVID não tivesse achado que Portugal era um bom sítio para se instalar, tal como em todos os países, eu juntamente com a Mary, teríamos organizado o meet de aniversário do próprio [Namjoon]. É certo que não acompanhei o aniversário do nosso Namjoon (mais uma vez, por causa do meu trabalho... tinha pedido folga para esse dia, mas não me concederam esse pedido). No próximo ano, se tudo correr bem, irei com toda a certeza tratar de planear o meet do nosso líder.


Maria: Este ano, a nível de projeto global com as outras fanbases do Namjoon, houve um projeto de stream e tags de aniversário. Em Portugal, houve um meet online na plataforma Zoom, onde se fizeram jogos e cantou-se os parabéns e até teve um bolo dedicado ao Namjoon.


"Enquanto fanbase, o que gostariam de fazer futuramente? Que género de projetos gostavam de desenvolver para as ARMYs de Portugal?"


Susana: Como estou afastada, não tenho pensado muito nisso, mas brevemente irei continuar com o projeto que desenvolvi na quarentena e lançá-lo para as ARMYs portuguesas.


Maria: No futuro, eu gostava de fazer um meet sem ser online, com um tema dedicado ao Namjoon.


"Que mensagem gostariam de deixar às ARMYs de Portugal, enquanto fanbase do Namjoon?"


Susana: Gostava que as ARMYs de Portugal se interessassem mais pela nossa fanbase e pelo nosso trabalho e se juntassem a nós para apoiar mais o nosso líder.


Maria: Eu gostaria que as PT-ARMYS interagissem mais com a nossa fanbase, porque nós tentamos sempre ter tudo atualizado, participar nos projetos que nós, as administradoras, organizamos porque existem muitas horas de trabalho e dedicação nos mesmos. Eu muitas vezes sinto que não temos muita interação na nossa fanbase com o fandom português e gostava que isso mudasse um bocado, porque estamos todas a trabalhar para o mesmo :)


Continuem a apoiar o trabalho da Susana e da Maria ao seguir a Kim Namjoon Portugal nas redes sociais!

81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page