Nome artístico: Jimin
Nome real: Park Jimin
Data de nascimento: 13/10/1995
Signo: Balança
Naturalidade: Busan, Coreia do Sul
Educação: Busan Arts High School, Global Cyber University
Posição no grupo: Vocalista, dançarino
Na imagem: Park Jimin para o LY: Answer (v. L)
Algumas curiosidades...
1) Jimin sempre foi um rapaz inteligente. Quando ainda era estudante, chegou a estar no topo dos melhores alunos da turma e foi delegado de turma durante 9 anos.
2) Jimin pratica dança desde muito pequeno e dança vários estilos como contemporâneo,
hip-hop e popping. Ele especializou-se em dança contemporânea na escola de artes de
Busan e só ficou interessado em tornar-se cantor depois de ter visto uma atuação do cantor Rain.
Dessa forma, o seu professor de dança incentivou-o a fazer uma audição que Jimin
acabou por passar.
3) Depois de se ter tornado trainee da BigHit Entertainment, Jimin mudou-se para Seul e foi transferido para a escola de artes da Coreia, onde andou juntamente com V, de quem se tornou muito amigo. Acabou por se formar em 2014.
4) Foi o último membro a juntar-se aos BTS, tendo tido menos tempo como trainee comparativamente aos outros. Já se sabe que os tempos de trainees não foram fáceis para nenhum dos membros, principalmente para Jimin, que foi expulso várias vezes do grupo antes de fazerem o seu debut.
5) Jimin confessou que a parte do seu corpo onde se sente mais confiante são os seus olhos. Nos primeiros tempos como membro dos BTS, Jimin não conseguia dispensar o eyeliner durante os treinos, uma vez que era mais tímido na altura e sentia-se com mais confiança em si mesmo se olhasse para o espelho e se visse com uma aparência mais "feroz".
6) Apesar do seu lado doce e querido, Jimin tem um lado mais negativo. Em diversas situações, já demonstrou inseguranças relativamente à sua aparência e o seu traço perfeccionista leva-o a duvidar das suas capacidades e a deixar-se pelos erros (especialmente em performances), o que por vezes o deixa em baixo. Contudo, tal como os outros membros, ao longo dos anos Jimin tem vindo a aprender a amar-se a ele próprio e a apagar este tipo de pensamentos, numa forte mensagem que tem tentado passar igualmente a quem sente o mesmo que ele.
7) Jimin tem um hábito engraçado de bater e/ou atirar-se para cima das pessoas quando se ri. Para além disso, ele costuma brincar muitas vezes com o facto de que, quando se ri, os seus olhos fecham-se em meia lua e ele não consegue ver nada.
8) Jimin é cinturão negro em taekwondo.
9) Tem uma relação próxima com o seu pai, o qual o felicita sempre pelas suas performances e lhe manda flores e cartas no aniversário, esteja ele na Coreia do Sul ou em solo internacional.
10) Se há algo em que todos os membros concordam, é que Jimin tem uma personalidade atenciosa, na medida em que se preocupa muito com os outros e com o seu bem-estar e que gosta de dar conforto. Mas eles também admiram o seu lado trabalhador, uma vez que é o membro que mais se esforça e trabalha arduamente para aperfeiçoar algo se sente que não está bem. Às vezes, demasiado.
11) Jimin tem um sorriso doce e é muito fácil arrancar-lhe uma gargalhada.
Por norma, é sempre o primeiro a rir-se das piadas secas de Jin.
12) Apesar do seu lado fofo, os membros revelaram que ele não é tão tímido
como parece e que faz amizades facilmente. Também gosta muito de namoriscar
com as ARMYs.
13) Jimin gosta muito de ler, principalmente histórias aos quadradinhos (comic books). No primeiro "Bon Voyage", Jimin foi visto a ler um livro até muito tarde e, mais recentemente, no documentário "Burn The Stage", ele confessou que se começar a ler um livro de que gosta muito, perde a noção das horas e que já chegou a ler durante 7 horas seguidas.
As paixões de Jimin
Não é surpresa nenhuma que a dança seja uma das grandes paixões da vida de Jimin. Não só ele é um excelente bailarino, como consegue transmitir histórias e emoções com os suaves mas controlados movimentos do seu corpo.
Performances como a de "Lie", "Serendipity", "Perfect Man" e a performance de abertura da cerimónia SBS Gayo de 2016 são umas das mais icónicas e a sua dança bastante aclamada e elogiada pelo público e a crítica.
Em 2018, durante a cerimónia dos Melon Music Awards, Jimin foi galardoado pela Kim Baek Bong Korean Fan Dance Conservation Society com um prémio de reconhecimento pela sua performance com leques, onde foi dito que "Por ter reinterpretado a bonita dança coreana com leques de uma forma única, fez uma grande contribuição ao elevar o status e o valor estético deste tipo de dança mundialmente".
Dança
Uma das coisas que Jimin mais gosta de fazer, seja acompanhado dos seus amigos e membros do grupo ou de amigos fora dos BTS, é viajar.
Figurou no célebre primeiro video de Jungkook durante a viagem dos dois em Tóquio e, em 2019, foi lançado no YouTube um vlog da sua autoria onde mostrou uma compilação de várias filmagens das viagens que fez a França, Rússia e Hawaii durante o período extenso de férias concedido aos sete rapazes.
Em qualquer temporada do reality show "Bon Voyage", é possível perceber que Jimin é uma pessoa que gosta de visitar e conhecer e de capturar os momentos mais importantes das suas viagens em pequenas polaroids.
Quem não gostaria de viajar pelo mundo com o nosso Jimin?
Viajar
Qualquer um dos membros dos BTS é bastante agradecido aos fãs por todo o apoio e amor que lhes dão e, sempre que podem, partilham a maior quantidade de informação que lhes é possível.
Mas se há membro que comunica mais com os ARMYs é, sem dúvida, Jimin.
De todos, é o que faz mais lives espontâneas para comunicar com os fãs, é o que mais publica fotografias na conta oficial do grupo no Twitter e, sempre que pode, lembra-se de mencionar os ARMYs quase em qualquer assunto.
Durante muito tempo, andou com um colar ao pescoço com as iniciais "ARMY".
Nós também gostamos muito de ti, Jimin!
ARMYs
Projetos musicais
Ao longo da sua carreira como membro dos BTS, Jimin já mostrou o seu talento como cantor ao presentear o fandom com vários covers e projetos a solo.
• Em Outubro de 2013, Jimin, Jin, V e Jungkook juntaram-se para cantar um cover da música "You're My", do cantor sul-coreano Taeyang, apresentada no programa "NOW".
• Em 2014, pouco depois do debut do grupo, Jimin colaborou com Jungkook numa versão coreana da música natalícia de Justin Bieber "Mistletoe". A música intitula-se "Christmas Day" e a letra em coreano foi escrita por Jimin e Jungkook. Ouve a música aqui.
• Ainda em 2014, Jimin junta-se ao amigo e colega de escola V, para darem voz à música "95 Graduation", como motivo de celebração após ambos terem terminado os estudos na escola. Ouve a música aqui.
• Dois anos depois, em 2016, Jimin mostrou ao público as suas capacidades como cantor e dançarino com o solo "Lie", do álbum "Wings". Uma vez que a dança é uma das grandes paixões de Jimin, aliada ao instrumental clássico que compõe "Lie" e ao perfeccionismo do mesmo, fizeram da atuação ao vivo uma das performances mais intensas e hipnotizantes de toda a "Wings Tour". Através dos seus movimentos precisos, Jimin entregou-se de corpo e alma e interpretou "Lie" com a teatralidade que a música requeria. Vê o short film aqui e ouve a música completa aqui.
• Em Novembro do mesmo ano, Jimin surpreendeu o fandom durante o terceiro BTS Muster com os seus dotes de rapper, ao atuar juntamente com Suga a música "Tony Montana", a qual faz parte da mixtape de estreia de Agust D.
• A colaboração com Jungkook não se ficou por 2014, pelo que em 2017 a dupla voltou a lançar um novo cover, desta vez da música "We Don't Talk Anymore" de Charlie Puth com Selena Gomez. Ouve a música aqui.
• Em Setembro de 2017, a propósito do lançamento do álbum "Love Yourself: Her", Jimin fez as honras de introduzir o primeiro álbum da série "Love Yourself", com o solo "Serendipity", o qual foi muito bem recebido pela crítica. No vídeo, podemos apreciar os vocais de Jimin e deixar-nos levar pela bonita cinematografia que nos leva à curiosidade, ao sonho e à procura de amor. Porém, durante a "Love Yourself Tour" e a "Love Yourself: Speak Yourself Tour", Jimin encantou novamente o público não só com os seus vocais consistentes, mas pela coreografia sensual e fluída, onde figura o seu charme habitual, o que deu a "Serendipity" uma nova cor. Mais tarde, com o álbum "Love Yourself: Answer", foi lançada uma versão extensa da "Serendipity". Ouve a música completa aqui.
• Mas foi no final de 2018 que aconteceu aquilo porque há muito os fãs esperavam: Jimin lançou a primeira música a solo da sua autoria. "Promise" foi escrita por Jimin (com a ajuda de RM) e produzida pelo mesmo juntamente com o produtor da BigHit Entertainment, Slow Rabbit. É a primeira música que Jimin escreveu e produziu, do início ao fim. "Promise" tem um cariz pessoal e a sua composição foi conflituosa para Jimin. Ele confessou numa live que "Promise" não era para ser uma música reconfortante mas sim uma música mais sombria, onde ele queria dar um sermão a ele próprio e houve momentos em que a letra esteve à beira do insulto para com ele mesmo, dados os pensamentos sombrios que Jimin tinha na época em que a começou. Contudo, a palavra "promise" (promessa, em português) serviu como palavra-chave para levar a música de Jimin na direção positiva que tomou, uma vez que a vida do artista estava igualmente a levar um rumo melhor e este se sentia mais feliz. O solo de Jimin foi tão bem recebido pelo público que bateu o recorde no SoundCloud de maior número de transmissões nas primeiras 24h, com o impressionante número de 8,5 milhões de transmissões. Ouve a música aqui.