top of page

Nome artístico: J-Hope

Nome real: Jung Hoseok

Data de nascimento: 18/02/1994

Signo: Aquário

Naturalidade: Gwangju, Coreia do Sul

Educação: Gwangju Global High School; Global Cyber University

Posição no grupo: rapper, dançarino

photo03-07-m.jpg

Na imagem: Jung Hoseok para o LY: Answer (v. L)

Algumas curiosidades...

1) Antes do seu debut nos BTS, Hoseok já era um street dancer muito famoso, com vários prémios ganhos em competições e festivais (incluindo o prémio de 1º lugar na competição nacional de dança em 2008), e pertencia a um grupo de dança chamado Neuron. Quando se juntou aos BTS, foi-lhes dito que as coreografias eram o ponto fraco da equipa pelo que, durante os seus tempos de trainees, Hoseok teve sessões com cada um dos membros para lhes ensinar as coreografias.

2) Hoseok costumava jogar ténis quando estava na escola e participou em alguns torneios, pelo que chegou a querer ser um jogador de ténis profissional quando crescesse. No entanto, a música e a dança falaram mais alto.

3) A princípio, o pai de Hoseok não era a favor do seu sonho de seguir dança mas a sua mãe sim, a ponto de ter mais do que um trabalho para conseguir pagar as aulas de dança a Hoseok. Por esse motivo, ele escreveu e dedicou-lhe a canção "MAMA", o seu solo no álbum "Wings". Apesar do início conturbado, ambos os pais de Hoseok têm imenso orgulho nele.

4) Tem um cãozinho chamado Mickey, um Shih Tzu branco e castanho, de quem ele 

gosta muito e partilha várias fotos e vídeos na conta oficial do grupo.

5) Os tempos de trainee não foram fáceis para nenhum dos membros dos BTS,

especialmente para Hoseok, a ponto de o fazer querer desistir do grupo por um tempo.

Jungkook e RM foram quem mais implorou para ele não sair. Contudo, ele confessou que

conseguiu aguentar esse período difícil por causa dos fãs.

6) O nome "J-Hope" (hope=esperança) foi escolhido por Hoseok, uma vez que o mesmo queria representar esperança para os fãs e porque também gostaria de ser a "esperança dos BTS".

7) Tem uma relação próxima com RM e muitas vezes recorre ao amigo à procura de conselhos. RM chegou a confessar que, muitas vezes, Hoseok parece-se mais com o líder dos BTS do que ele, dada a sua capacidade de liderança e de encontrar uma solução para cada problema.

8) Hoseok não gosta de escrever letras para músicas quando está confinado a um tema em específico, dizendo que isso faz com que "a sinceridade das (minhas) palavra desvaneça". Ele gosta de ter liberdade para falar do que ele quer, tal como se viu com o lançamento da sua mixtape "Hope World".

9) Apesar da equipa ter um coreógrafo, Hoseok também tem um papel importante nas coreografias do grupo, tanto a elaborá-las como a ensiná-las aos restantes membros. De entre as suas preferidas, estão "Save Me" e "DNA".

10) Hoseok só começou a fazer rap assim que entrou para a BigHit Entertainment.

11) O pai de Hoseok era professor de literatura na escola onde ele andava. Curiosamente, a primeira mixtape de Hoseok, "Hope World", foi inspirada no livro "Vinte Mil Léguas Submarinas" de Júlio Verne.

12) Hoseok é o membro preferido dos BTS do famoso lutador da WWE, John Cena.

13) "I'm your hope. You're my hope. I'm J-Hope!" é a frase típica que Hoseok

usa para se apresentar, seja em entrevistas, programas de televisão ou concertos.

Os fãs adoram!

14) Foi aberto em Gwangju, a sua cidade natal, uma unidade psiquiátrica em sua honra. A "Hope Psychiatric Clinic" foi inaugurada no dia 18 de Fevereiro de 2018, em homenagem a alguém que todos os dias lança um raio de esperança a quem sofre de doenças mentais.

jjpg.jpg
74d77122c300ca455dea3d2ff3b50aa7.jpg

As paixões de Hoseok

5193dcc115013d6c3a07a3b9eea3728c_edited.

   Quem o conhece, sabe que Hoseok nasceu com o bichinho da dança a correr-lhe pelas veias.

   Começou a mostrar interesse pela dança desde que era pequeno e diz-se que a primeira coreografia que aprendeu a dançar foi a icónica "Chicken Noodle Soup" do DJ Webstar com a rapper Young B, a qual recriou em 2019 com a cantora latina Becky G.

    De vez em quando, ele costuma publicar videos de coreografias que ele faz na conta oficial dos BTS no Twitter, sob o nome de "Hope On The Street". Participou, inclusivamente, no desafio do rapper Drake para a música "In My Feelings", tendo uma aparição especial nos créditos finais da música.

84c6ce3e5cd461753c991df6db67e3f0.jpg

   Brian Donelly é o designer preferido de Hoseok e aquele que está por trás do figurinos Kaws, que Hoseok gosta muito de colecionar, tal como RM e Suga.

   É muito frequente encontrar vários exemplares destes bonecos no estúdio de Hoseok, seja como peças de decoração ou peluches. Contudo, a marca não se limita aos figurinos, uma vez que Hoseok (tal como RM e Suga) já foram vistos a usar roupa e acessórios da mesma marca.

   Além disso, Hoseok já publicou fotografias a visitar uma instalação onde ele e RM puderam conhecer o criador, Brian Donelly.

Kaws

Dança

unnamed-5_edited.jpg

   Ser um idol não estava nos planos iniciais de Hoseok, mas à medida que foi tomando o gosto pela dança, começou a demonstrar algum interesse pelo canto e pelo rap (apesar de nunca o ter feito antes), o que o motivou a fazer a audição para a BigHit Entertainment para se tornar um trainee.

   E esse parece que demonstrou ser o caminho certo, uma vez que o dom artístico de Hoseok para a música é bastante reconhecido e elogiado pela crítica, principalmente após ter lançado o seu primeiro trabalho a solo, a mixtape "Hope World".

   Também as suas performances em palco são bastante elogiadas, uma vez que ele tem uma energia incomparável que consegue transmitir a qualquer público que o ouça.

Música

Projetos musicais

Rapper, dançarino, compositor e produtor, Hoseok tem atribuídas mais de 80 músicas com o seu nome, seja juntamente com os restantes membros do grupo, a escrever para outros artistas ou em projetos a solo.

  • Desde o debut do grupo em 2013, que Hoseok constitui um dos compositores e produtores primários, juntamente com RM, Suga e os produtores da BigHit Entertainment, e figura como compositor em todos os álbuns lançados até ao momento. Para além de ter colaborado com RM e Suga na composição da música "Ddaeng" em 2018, de ter escrito a divertida música japonesa "Otsukare" juntamente com Suga (formando o duo SOPE), apresentada no Japão durante a "Wings Tour" (2016) e de ter ajudado a produzir parte da melodia para o solo "Awake" de Jin, a colaboração de Hoseok com os restantes membros do grupo começou muito antes.

    • Antes do debut dos BTS, no início de 2013, Hoseok participou num cover da música "Young, Wild & Free" juntamente com Jimin e Jungkook. A música intitula-se "졸업" ("Graduation") e é acompanhada de um MV, onde os três amigos aparecem de uniforme, num ambiente escolar. Hoseok colaborou com o produtor Supreme Boi na elaboração da letra. Vê o MV aqui.

    • Ao trio anterior, em 2013 juntou-se outro membro do grupo (V), e os quatro membros fizeram um cover da música "Beautiful", originalmente cantada por Mariah Carey. Vê o MV aqui.

    • Em 2015, Hoseok juntou-se a V e o duo fez um cover da música "안아줘" ("Hug Me"). Vê o MV aqui.

 

   • A estreia de Hoseok no mundo dos solos começa em 2015, com o lançamento de "1 Verse", uma música do género Hip-Hop. Ouve a música aqui.

    • Em Setembro de 2016, a propósito da introdução ao álbum "Wings", Hoseok surpreendeu o fandom ao figurar no solo introdutório "Boy Meets Evil", onde não só se apreciaram as suas excelentes capacidades como dançarino, mas também como vocalista. No MV, Hoseok hipnotiza-nos com os seus movimentos precisos e coreografia inebriante, aliada a um instrumental que inicia com um som clássico ou ao estilo blues, mas que rapidamente se transforma num dubstep moderno e viciante, perfeito para introduzir um álbum como "Wings". Vê o MV aqui.

   • Ainda em contexto do álbum "Wings", faz parte da tracklist o solo "MAMA", interpretado por Hoseok. A letra é como uma mensagem para a mãe do mesmo, em tom de agradecimento pelas conquistas que fez ao longo da sua vida. Apesar de emotiva, é uma música com uma batida alegre e convidativa e, curiosamente, durante a "Wings Tour", Hoseok foi o único membro que se fez acompanhar de um coro para o auxiliar no final da música. Ouve "MAMA" aqui.

    • Em 2017, trabalhou juntamente com o cantor e compositor sul-coreano de renome Seo Taiji para ajustar umas partes da música "Come Back Home" (do álbum de 1995 "Seo Taiji and Boys IV"), a qual foi interpretada pelos BTS no concerto de Agosto de celebração dos 25 anos de carreira de Seo Taiji. Ouve a música aqui.

    • Mas se Hoseok já tinha provado o seu enorme talento como artista até aqui, 2018 foi sem dúvida um ano de ouro para este membro dos BTS. A sua primeira e muito antecipada mixtape, intitulada "Hope World", foi lançada em Março de 2018 e alcançou um enorme sucesso nos charts internacionais, ficando em primeiro lugar em cerca de dez países em todo o mundo e ficando colocada no 30º lugar no Billboard 200, alcançando a melhor colocação que um artista a solo coreano alguma vez já teve, na data de lançamento. Na sua produção, teve a ajuda de vários produtores da BigHit Entertainment, e Hoseok é creditado como compositor nas sete músicas que compõem "Hope World". O single principal, onde Hoseok expõe as suas dificuldades como idol, intitula-se "Daydream" e, aquando o seu lançamento, atingiu o topo do chart da Billboard de vendas digitais de músicas. "Airplane" também é uma das faixas incluídas em "Hope World" e, tal como "Daydream", também é acompanhada de um MV. "Hope World" recebeu muitas críticas positivas, tanto na Coréia do Sul como internacionalmente. Vê o MV de "Daydream" aqui e o de "Airplane" aqui.

    • Ainda em 2018, desta vez com o lançamento do álbum "Love Yourself: Answer", o fandom pôde admirar mais uma vez as capacidades de Hoseok enquanto solista. Ele participou na composição do seu solo "Trivia: Just Dance" e durante os concertos, o público vibrou imensas vezes com a energia que Hoseok irradiava em cada performance, fazendo jus à letra que expressa o seu amor incondicional pela dança. Ouve a música aqui.

    • Em Setembro de 2019, Hoseok lançou a música "Chicken Noodle Soup" juntamente com a cantora latina Becky G, um remake da música original de 2006 do DJ American Webstar e da rapper Young B. A música é cantada em inglês com transições em coreano e espanhol, acompanhada de dançarinos de várias etnias, e a icónica coreografia viralizou uma vez mais. Mais do que um simples remake, Hoseok pagou os direitos de autor de “Chicken Noodle Soup” aos artistas originais e pediu ao seu antigo coreógrafo para o ajudar com a coreografia, uma vez que esta foi das primeiras coreografias que aprendeu quando começou a dançar. Young B também se manifestou no Twitter a elogiar o remake feito pelos dois. “Chicken Noodle Soup” foi o MV de Hoseok mais rapidamente visto e o 2° MV mais visto de um artista coreano a solo no seu primeiro dia de lançamento, ultrapassando as visualizações de “DNA” dos BTS, ao atingir os 21,7 milhões de visualizações. Vê o MV aqui.

bottom of page