top of page
BTS’-new-teaser-photos_07.jpeg

Nome artístico: V

Nome real: Kim Taehyung

Data de nascimento: 30 de Dezembro de 1995

Signo: Capricórnio

Naturalidade: Daegu, Coreia do Sul

Educação: Korea Art School; Global Cyber University

Posição no grupo: Vocalista

Na imagem: Kim Taehyung para o LY: Answer (v. L)

Algumas curiosidades...

1) Apesar de ter nascido em Daegu, Taehyung mudou-se mais tarde para a província de Geochang, onde viveu até se mudar para Seul. Grande parte da sua infância e adolescência foi passada com os avós, na quinta da família, com os quais sempre manteve uma relação muito próxima.

2) Taehyung não tinha intenção de fazer a audição para a Big Hit Entertainment. Ele pretendia apenas acompanhar um amigo quando um staff da empresa o convenceu a fazer a audição. Ele revelou mais tarde que durante a audição cantou, dançou, demonstrou algumas habilidades de beatboxing e tocou saxofone. No final, acabou por ser a única pessoa de Daegu a passar na audição.

3) Ele foi o último membro dos BTS a ser revelado! Apesar de ter sido um trainee ao mesmo tempo que os restantes membros, ninguém soube da existência dele até ao dia do debut do grupo.

4) Taehyung veio de uma família com poucos recursos. Após ter sido recrutado pela BigHit Entertainment e se ter mudado para Seul, a mãe comprou-lhe um casaco muito caro para que ele não se sentisse inferior relativamente aos meninos da cidade. 

5) Taehyung tem o timbre vocal mais grave do grupo e um grande alcance vocal (considerado barítono lírico), mostrando bastante versatilidade no que toca ao género das músicas que interpreta. Durante as gravações do programa "American Hustle Life", a voz de Taehyung foi bastante elogiada por uma professora de Gospel, a qual frisou que "as pessoas sentem algo" quando o ouvem cantar. 

6) Em Dezembro de 2017, Taehyung mostrou pela primeira vez o seu mais recente animal de

estimação, um Lulu-da-Pomerânia (também conhecido como Spitz Alemão) chamado

Yeontan (연탄), que significa "carvão". O cãozinho depressa se tornou num fenómeno nas redes

sociais e é acarinhado por todos os membros do grupo. Devido à sua agenda preenchida,

são os pais de Taehyung que cuidam do pequeno Tannie enquanto ele está fora.

7) Embora se esforce, Taehyung não é lá muito bom cozinheiro.

8) Para além do saxofone, recentemente começou a aprender a tocar piano e revelou que também está a aprender a tocar violino, mas que ainda não avançou muito por falta de tempo.

9) Taehyung é um grande fã de jazz e de música clássica, e um dos seus hobbies é ouvir músicas de artistas pouco conhecidos. De vez em quando, gosta de partilhar as suas descobertas e playlists durante as lives.

10) Como amante de moda, Taehyung tem um gosto muito único. Afirmou em entrevistas que o seu estilo era bastante influenciado pela avó e por todos os filmes antigos que vê. Chegou mesmo a dizer que o seu estilo poderia ser considerado como "antiquado".

11) Em várias entrevistas, Taehyung sempre mostrou ter um grande carinho pelo seu pai, o qual diz ser a sua grande inspiração. No futuro, ele espera conseguir ser um pai tão bom como ele e dedicar-se à família.

12) Em 2017, foi vencedor do concurso "Top 100 Most Handsome Faces of 2017". Tem ainda como alcunha o nome "CGV" (Computer Generated V) por ter uma beleza única e quase irreal.

13) Taehyung foi o membro dos BTS que deu significado à frase "I Purple You", largamente utilizada por ARMYs de todo o mundo. A cor roxa ganhou assim um novo significado, sendo associada ao grupo e utilizada pelos países que os recebem para demonstrar as suas boas-vindas ao, por exemplo, iluminar edifícios importantes com esta cor.

65317071_452471495332755_327586610417276

As paixões de Taehyung

     Em vários momentos ao longo da sua carreira, Taehyung sempre demonstrou um gosto especial pela atuação. Em 2016-2017, estreou-se como ator ao dar vida à personagem Hansung no drama "Hwarang: The Beginning", ao lado de Park Seo Joon e Park Hyung Sik, com os quais ainda estabelece uma grande amizade até aos dias que correm. Interpretou ainda "Even If I Die, It's You" juntamente com Jin, música que faz parte da banda sonora do mesmo drama.

     Taehyung revela que gostava de participar em mais projetos como este, mas que de momento quer focar-se na sua carreira como cantor e membro dos BTS.

Atuação

  Um dos grandes hobbies de Taehyung é a fotografia.

   Apesar de partilhar as suas fotografias com pouca frequência, demonstrou ter uma preferência por fotografar paisagens e detalhes das mesmas, a maior parte a preto e branco. Sempre que pode, leva a sua câmara para todo o lado.

    Taehyung revelou admirar o trabalho do fotógrafo Ante Badzim, razão pela qual escolheu o nome artístico "Vante".

    No futuro, Taehyung confirmou que gostaria de ter uma exposição de fotografia da sua autoria.

     Mais recentemente, Taehyung demonstrou o seu interesse em arte, revelando um fascínio em especial pelos trabalhos de Vincent Van Gogh.

Apesar da sua agenda ocupada, tem vindo a partilhar no Twitter algumas das suas aventuras em museus e exposições e o contacto com artistas menos conhecidos.

  Começou a mostrar a sua veia artística ao personalizar as suas próprias roupas e a aventurar-se na procura do seu próprio estilo no mundo da pintura.

    Será que daqui por alguns anos também teremos uma exposição  de pintura da autoria do mesmo?

Fotografia

Arte

Projetos musicais

Ao longo da sua carreira, para além de intérprete, Taehyung já compôs e ajudou a compôr algumas músicas, tanto para os BTS como a solo. Atualmente, tem cerca de 8 músicas creditadas em seu nome pela Korea Music Copyright Association.

   • Em Outubro de 2013, pouco depois do debut dos BTS, Taehyung, Jin, Jimin e Jungkook juntaram-se para cantar um cover da música "You're My", do cantor sul-coreano Taeyang, apresentada no programa "NOW".

    • Ainda em 2013, Taehyung juntou-se a J-Hope, Jimin e Jungkook e os quatro membros fizeram um cover da música "Beautiful", originalmente cantada por Mariah Carey. Vê o MV aqui.

    • Em 2014, Taehyung junta-se ao amigo e colega de escola Jimin, para darem voz à música "95 Graduation", como motivo de celebração após ambos terem terminado os estudos na escola. Ouve a música aqui.

   • Em comemoração do seu aniversário, em Dezembro de 2014 Taehyung surpreendeu o fandom ao lançar um vídeo produzido pelo próprio, o qual acompanhava o seu primeiro cover a solo, a música "Someone Like You" da cantora Adele. Vê o vídeo aqui.

     • Em 2015, Taehyung juntou-se a J-Hope e o duo fez um cover da música "안아줘" ("Hug Me"). Vê o MV aqui.

   • Estreou-se como compositor em 2015 com a música "Hold Me Tight" do álbum dos BTS "The Most Beautiful Moment in Life Pt.1", a qual também contou com a participação de RM, entre outros.

    • Em 2016 escreveu a letra para o seu primeiro solo "Stigma", pertencente ao álbum de 2016 "Wings". Diferente da anterior, "Stigma" apresenta um ritmo mais parecido a jazz, ao qual a voz de Taehyung se adaptou muito bem. "Stigma" retrata os sentimentos de uma pessoa que sente que cometeu um erro (referindo-se a ele mesmo como "pecador" e que cometeu um "crime"), dando ênfase ao sentimento de culpa e arrependimento. Este é, provavelmente, dos solos mais misteriosos da tracklist de "Wings", uma vez que Taehyung nunca explicou o sentido por detrás da letra e o próprio RM revelou que ninguém sabe o porquê de ele ter escrito tal música. Poderá ser uma forma de Taehyung ligar o seu solo à sua personagem no universo alternativo dos BTS? Será uma letra com cariz pessoal? Ou ambas? Só o próprio poderá dizer. Vê o short film e ouve a música aqui.

   • Para além de escrever letras de músicas, Taehyung também já demonstrou as suas capacidades enquanto produtor ao mostrar durante uma live uma pequena amostra da sua versão da música "Spring Day", do álbum de 2017 "You Never Walk Alone". Apesar de não ter sido a versão final da música, recebeu muitos comentários positivos.

 

    • Em comemoração do aniversário dos BTS, na BTS FESTA de 2017, Taehyung e RM voltaram a juntar-se para produzir a balada "4 O'Clock". Ouve a música aqui.

    • Taehyung interpretou em 2018 "Singularity", a música introdutória do álbum "Love Yourself: Tear". Apesar de não ter participado na produção da mesma, RM revelou que escreveu a letra a pensar no gosto de Taehyung e em como ele seria capaz de transmitir a mensagem da música com a sua performance. Assim surgiu este solo do estilo R&B, muito aclamado pela crítica internacional. Nele, Taehyung fala sobre o conceito de "amor falso" e em como muitas vezes usamos uma máscara para podermos ser amados pelos outros. Isto, cria-nos uma ilusão sobre o amor e pode levar à solidão, se não aprendermos a amar-nos a nós próprios. Um dos detalhes mais elogiados do MV foi a coreografia do estilo interpretativo e a forma como Taehyung se entregou a ela, estando por vezes acompanhado de outros bailarinos. Uma das características de Taehyung enquanto artista é a forma como ele acrescenta algo de novo a uma performance ao vivo, de forma a que cada uma delas seja única. Mas estamos todos de acordo que, qualquer que seja a alteração que ele faça, consegue pôr-nos a todos hipnotizados com os seus movimentos elegantes e a voz aveludada. Vê o vídeo aqui.

    • No final de 2018, novamente durante uma live, Taehyung revelou uma amostra de uma música natalícia, a qual ele gostaria de cantar num dueto com Jimin. Contudo, pouco se sabe acerca dela ou se chegará realmente a ser produzida.

    • Em Janeiro de 2019, Taehyung lançou novamente uma balada intitulada "Scenery". Nela podemos descobrir pequenos detalhes como sons de passos na neve, uma máquina fotográfica e uma respiração pesada. A letra, da autoria de Taehyung, reflete as suas emoções e a forma única como ele encara o mundo que o rodeia. Ouve a música aqui.

    • O trabalho mais recente de Taehyung enquanto compositor surgiu em Agosto de 2019, uma música surpresa para os(as) ARMYs intitulada "Winter Bear". A nova música da autoria de Taehyung é completamente em inglês e está acompanhada de um MV também da sua autoria, onde podemos ver Taehyung a passear pelas cidades por onde actuou com os BTS durante a tour. Com uma melodia e letra que apela à nostalgia, "Winter Bear" foi lançada 1000 dias depois de Taehyung dar à cor roxa o significado que hoje tem, tanto para os BTS como para ARMYs de todo o mundo. Vê o MV completo aqui.

bottom of page