Nome artístico: RM
Nome real: Kim Namjoon
Data de nascimento: 12 de Setembro de 1994
Signo: Virgem
Naturalidade: Ilsan, Coreia do Sul
Educação: Escola Secundária de Apgujeong; Global Cyber University (Engenharia Eletrónica)
Posição no grupo: Líder, rapper, compositor
Na imagem: Kim Namjoon para o LY: Answer (v. L)
Algumas curiosidades...
1) De todos os membros, ele é o que mais se sente à vontade com o inglês e, por norma, em
entrevistas e eventos em solo internacional, Namjoon fica encarregue de falar durante a
maior parte de uma entrevista e traduz algumas coisas que os restante integrantes dos
BTS ainda não se sentem à vontade de dizer em inglês. Curiosamente, em vários momentos
Namjoon confessou que aprendeu inglês sozinho ao ver a série "Friends" mais do que uma vez e
passou cerca de 6 meses a estudar na Nova Zelândia, onde teve de pôr o seu inglês em prática.
2) Namjoon foi o primeiro membro a juntar-se aos BTS mas antes do debut no grupo, já ele era um underground rapper muito conhecido, com algumas músicas lançadas informalmente (incluindo algumas em colaboração com o rapper Zico, dos Block B).
3) Quase toda a gente está a par da incrível inteligência de Namjoon, seja pelas letras que escreve, as músicas que produz ou os discursos profundos com que nos inspira. De facto, a sua inteligência sempre se manifestou desde que ele era muito novo. Namjoon tem um elevado QI de 148 e chegou a ficar entre o 1% dos melhores alunos nos seus exames do secundário, um resultado impressionante tendo em conta o regime de educação na Coreia do Sul.
4) Supostamente, o grupo "BTS" surgiu em 2010, mas devido às constantes mudanças de integrantes, o grupo só conseguiu estrear em 2013. Namjoon foi o único integrante que permaneceu inalterado durante esses 3 anos. Um pouco antes do debut, o CEO da BigHit Entertainment, Bang Sihyuk, perguntou a Namjoon se ele preferia seguir uma carreira a solo ou continuar com os BTS. Sem hesitação, Namjoon escolheu a segunda opção.
5) Namjoon descobriu a sua vocação para a música quando ele ainda era novo, uma vez que começou a escrever letras para músicas em 2007, aos 13 anos de idade.
6) Namjoon tem um fiel companheiro com quem gosta de partilhar vários passeios.
O cãozinho chama-se RapMon e já apareceu várias vezes em videos e fotos partilhados por
Namjoon nas redes sociais.
7) "No More Dream" foi a música de estreia dos BTS e Namjoon revelou que escreveu a letra
dessa música uma vez que, durante os tempos de escola, ele não tinha sonhos. A temática
do sonho está muito presente nas letras que escreve, inclusive no discurso que deu na sede
das Nações Unidas em Nova Iorque, a propósito da iniciativa "Generation Unlimited" da UNICEF.
8) Namjoon gosta muito de viajar e explorar os sítios que visita. Muitas vezes, capta os "sons" desses lugares e adiciona a algumas das suas músicas, como no caso de "Reflection".
9) Namjoon tem tendência a perder coisas (por vezes importantes). Durante a gravação do reality show "Bon Voyage", Namjoon perdeu o seu passaporte quando o grupo estava na Europa, o que fez com que ele não pudesse acompanhar os outros membros no resto da viagem.
10) Tem uma grande paixão por caranguejos e, sempre que o grupo tem oportunidade de gravar algo numa praia, ele gosta de ir à procura das pequenas criaturas para mostrar na câmara.
11) Durante um episódio da série "Run BTS", Namjoon revelou que não sabe fazer bolas com pastilha elástica.
12) Ele ficou classificado em 3º lugar no ranking de idols sul-coreanos com maior número de músicas com direitos de autor. De relembrar que a Korea Music Copyright Association creditou o seu nome em mais de 130 músicas.
13) Quando está concentrado, Namjoon tem o hábito de puxar o seu queixo para a frente, hábito engraçado que faz os seus amigos rir.
As paixões de Namjoon
Namjoon é uma pessoa curiosa por natureza e isso reflete-se em quase todos os aspetos da sua vida.
Amante da natureza, Namjoon aprecia longos passeios (seja a pé ou de bicicleta) e muitas vezes surpreende os fãs nas redes sociais com fotografias de paisagens maravilhosas por onde passa, incluídas no diário fotográfico a que apelidou de "Kim Daily".
Esteja em digressão ou a fazer uma viagem sozinho, Namjoon sempre se preocupou em explorar e conhecer melhor a cultura e história de cada país ou cidade que visita e isso é demonstrado pelas mais variadas visitas a museus e exposições, algumas das quais Namjoon também partilha na conta oficial do grupo no Twitter.
Quem não gostaria de explorar os segredos de um lugar com ele?
Explorar
Quem conhece Namjoon já se apercebeu de que ele é um leitor ávido e que é muito fácil encontrá-lo com um livro na mão, retirando muitas vezes ideias para músicas de livros que lê.
De facto, grande parte dos álbuns e músicas dos BTS têm conceitos baseados em livros que pretendem passar uma mensagem e, alguns deles, foram lidos na íntegra por Namjoon.
Entre alguns dos livros que ele leu, recomendou aos fãs: "Demian" de Herman Hesse (onde foi inspirado o conceito da era "Wings"); "Kafka On The Shore" de Haruki Murakami; "Me Before You" de Jojo Moyes; "Those Who Walk Away From Omelas" de Ursula K. Le Guin (onde foi inspirado o tema da música "Spring Day"); "The Stranger" de Albert Camus, entre muitos outros.
Ler
Tal como Yoongi, uma das grandes paixões de Namjoon é a música, uma vez que este começou a demonstrar o seu talento e paixão desde muito cedo.
Durante o tempo em que era estudante, sempre incentivaram Namjoon a estudar e a ter um emprego considerado "normal", mas a música batia com força dentro do seu coração, pelo que ao contrário do que era esperado, ele optou por seguir o seu sonho.
Desde então, Namjoon usa a sua música para passar mensagens importantes a pessoas de todo o mundo.
Até agora, é o membro dos BTS com mais músicas creditadas em seu nome e o rapper não pretende ficar por aqui.
Música
Projetos musicais
O trabalho de Namjoon no mundo da música vem ainda antes de ter assinado contrato com a BigHit Entertainment e ao longo da sua carreira já fez vários trabalhos como compositor e produtor no grupo BTS e também lançou projetos a solo.
• Kim Namjoon tem como principal responsabilidade o grupo BTS, sendo que o seu trabalho incide sobretudo em compor músicas para o grupo e tem participação em quase todas as músicas da sua discografia. A Korea Music Copyright Association atribui a Namjoon mais de 130 músicas como letrista e compositor. Para além de escrever músicas para os restantes membros do grupo, também escreve para artistas com que faz colaborações e chegou ainda a escrever duas músicas para o grupo Glam (pertencentes à mesma empresa) antes de se terem separado.
• "RM" foi o primeiro trabalho a solo que Namjoon mostrou ao mundo e a sua produção teve a ajuda de Pdogg e Slow Rabbit, produtores da BigHit Entertainment. A mixtape foi lançada em Março de 2015 e contém 11 faixas que incluem colaborações com outros artistas, nomeadamente Krizz Kaliko. "RM" é acompanhada por uma fotografia de capa que ilustra a cara de Namjoon dividida ao meio, a qual o rapper explica que queria passar a mensagem que também ele tinha "duas caras". Quando apresentada aos fãs no Twitter, Namjoon escreve na descrição a frase que resume este seu trabalho "U do u, I do I". A primeira mixtape de Namjoon apareceu na lista dos 50 Melhores Álbuns de Hip-Hop de 2015 da revista SPIN, ocupando o 48º lugar. Ouve a mixtape aqui.
• Namjoon é um dos membros dos BTS que mais faz colaborações, tanto com artistas sul-coreanos como internacionais:
— Em 2014, lançou uma faixa intitulada "P.D.D" (Please Don't Die), produzida pelo rapper e produtor americano Warren G, com o qual teve contacto quando os BTS se encontravam nos Estados Unidos da América a filmar o programa "American Hustle Life" (2014). Ouve a música aqui;
— Em 2017, colaborou com o rapper Wale e juntos lançaram a música de cariz político "Change". Ouve a música aqui;
— Mais recentemente (2019), Namjoon participou num remix da música "Old Town Road" de Lil Nas X, intitulada "Seoul Town Road Remix". Ouve a música aqui.
Entretanto, ao longo da sua carreira, também colaborou com artistas sul-coreanos como Zico, Gaeko, MFBTY, Primary, entre outros.
• Dos trabalhos que fez com e para os seus colegas de grupo, podem-se contar: "Adult Child" (2013), com Suga e Jin; "I Know" (2016), com Jungkook; "4 O'Clock" (2017), com V; "Ddaeng" (2018), com Suga e J-Hope; "Promise" (2018), com Jimin; "Tonight" (2019), com Jin; e "Winter Bear" (2019), com V, sendo que nas últimas três Namjoon contribuiu como letrista.
• Em 2016, incluído no álbum "Wings", Namjoon apresentou o seu solo "Reflection", uma bonita música de reflexão pessoal onde Namjoon fala de como a vida é um filme do início ao fim, de como ele tem momentos em que gostava de se poder amar a ele mesmo e de como, às vezes, tem vontade de se libertar de si mesmo. Uma das frases mais marcantes de "Reflection" é "I wish I could love myself", repetida várias vezes como um mantra, onde Namjoon expressa a sua vontade de amar a pessoa que ele realmente é, apesar dos pensamentos duvidosos e às vezes negativos, derivados da sua condição como ser humano. Ouve "Reflection" aqui.
• Namjoon impressionou o fandom mais uma vez com um solo da sua autoria com o lançamento do álbum "Love Yourself: Answer" em 2018, onde surgiu pela primeira vez o solo "Trivia: Love". Este quase pode ser interpretado como uma continuação do solo de 2016, onde Namjoon desta vez clama "I live so I love" e começa a percorrer um caminho de aceitação de quem é e aprende que amar-se a ele próprio é um processo demorado, mas necessário, para que possa também aceitar e amar os outros como eles são. Namjoon passa a mensagem que amar é algo que ocorre naturalmente, simplesmente pelo facto de estarmos vivos e devíamos abraçar esse sentimento, tanto para com os outros como a nós mesmos. Ouve "Trivia: Love" aqui.
• O seu trabalho a solo mais recente foi a sua mixtape intitulada "mono.", lançada em Outubro de 2018 e constituída por 7 faixas, as quais incluem colaborações com artistas como HONNE, 이이연 (eAeon) e 넬 Nell. Curiosamente, na capa de "mono.", Namjoon optou por utilizar a palavra "playlist" em vez de "mixtape", uma vez que as 7 faixas foram produzidas de forma a transitarem de forma fluída e suave, tal como se pode perceber pela chuva no fim de "everythinggoes" enquanto faz a sua transição para "forever rain". Assim que foi lançada, "mono." alcançou o topo do iTunes Top Albums Charts em 88 países (batendo o recorde do próprio grupo) e, tal como J-Hope, Namjoon foi um dos primeiros artistas coreanos a solo e ficar no topo dos charts dos EUA e do Reino Unido. Após 3 dias do seu lançamento, Namjoon tornou-se o artista coreano a solo com a melhor colocação no Billboard 200, com "mono." posicionada no 26º lugar! Ouve a mixtape completa aqui.
• No final de Março de 2019, Namjoon fez parte da música que introduz o álbum do grupo "Map of the Soul: PERSONA" ao interpretar o solo "Persona", que foi acompanhado de um MV. Vê o trailer aqui.
créditos: Genius.com e Wikipedia