Desde o passado ano 2019 que o fandom português dos BTS se tem tornado mais dinâmico, tanto em termos de números em tabelas como em projetos e eventos, dentro e fora das redes sociais.
No presente ano de 2020, Portugal já mostrou estar à altura de outros grandes países no que diz respeito às tabelas oficiais (o álbum “Map Of The Soul: 7" tem mostrado um grande sucesso ao permanecer no Top 5 do Top 30 Álbuns de Portugal por 24 semanas consecutivas) e, mais recentemente, recebeu um evento especial que até então ainda não tinha sido organizado no nosso país.
'Happy Jungkook Day' foi o nome escolhido para anunciar o primeiro evento 'cup-sleeve' em Portugal. Para os que não conhecem, um evento 'cup-sleeve' é bastante conhecido no mundo do kpop por ser um encontro de fãs, normalmente num café ou casa de chá que será decorado em conformidade com a razão do evento, para celebrar o aniversário de um grupo ou de um membro em particular. No caso do 'cup-sleeve' organizado em Portugal, o intuito foi celebrar o aniversário de Jeon Jungkook, o membro mais novo dos BTS, que celebrou 23 anos no passado dia 1 de Setembro.
Ao longo do fim-de-semana passado (dias 29 e 30 de Agosto), foram surgindo muitas reações e fotografias do evento, que nos deixaram curiosos sobre a sua organização, especialmente em tempos de pandemia, com todas as restrições impostas e que devem ser cumpridas.
Marie (criadora da loja @BTSMagicShopPT) mudou-se recentemente do Japão para Portugal e foi uma das grandes organizadoras deste evento 'cup-sleeve', que foi recheado de surpresas e não excluiu aqueles que não se puderam deslocar a Cascais (Lisboa). Ela teve a amabilidade de responder a algumas questões e de nos disponibilizar algumas fotografias para partilhar convosco!
De forma casual, perguntámos à Marie o porquê de organizar um evento 'cup-sleeve' em Portugal, ao que ela respondeu: “O meu objetivo principal foi chamar a atenção de Portugal para os BTS e a cultura asiática através de amizades e eventos que trazem felicidade aos PT-ARMYs. Este evento ‘cup-sleeve’ é também o meu presente para os PT-ARMYs por me terem recebido e à minha família tão bem como convidados temporários no seu magnífico país” ao que ainda acrescentou “Eu tive esta ideia de trazer os BTS e a Ásia a Portugal enquanto ainda vivia no Japão”.
Já é uma prática comum do fandom português organizarem-se meets nos aniversários de cada membro dos BTS ou do grupo em geral, algo que envolve muito trabalho em equipa e um bom planeamento. Quando questionada sobre se tinha organizado o evento sozinha, Marie contou que teve a ajuda de algumas PT-ARMYs que se tornaram suas amigas: Ana (@armymum1) e Andreia (@Drins), principalmente no que toca à comunicação e à tradução para a língua lusitana. Marie ainda nos disse que aprendeu muito sobre a cultura portuguesa com elas.
O anúncio de um evento 'cup-sleeve' foi uma surpresa para os PT-ARMYs em geral, por um lado porque nunca antes fora feito, por outro, devido à pandemia da COVID-19 que surgiu em Portugal no início deste ano.
“Planear o ‘cup-sleeve’ foi, na verdade, muito stressante nos tempos do COVID. Primeiro, tive de fazer com que o café confiasse em mim, uma vez que receber um evento destes no seu espaço vem com muitos riscos e responsabilidades. Fui rejeitada por outros cafés e fiquei tão agradecida ao café Melody pela sua confiança em mim e nos meus co-coordenadores”, revelou Marie. O evento 'Happy Jungkook Day' foi realizado no Melody Coffee Shop, em Cascais.
Para além dos tradicionais copos de chá e/ou café com design personalizado para celebrar o aniversário do Jungkook, o 'cup-sleeve' contou ainda com uma zona específica para tirar fotografias (com um belíssimo Jungkook de cartão em tamanho real!), uma zona de merchandise e ainda prémios, muitos prémios.
“Eu criei um website no Google porque é muito difícil comunicar no Twitter com caracteres limitados. Queria um único sítio para ter toda a informação sobre o evento. Além disso, eu queria que fosse um evento multi-facetado, para que as pessoas tivessem coisas para fazer e para ansiar. Foi assim que tivemos a ideia de uma zona para tirar fotografias, uma zona para cartões de aniversário e uma área que vendesse merch que não se encontra em lojas físicas”. Marie disse-nos ainda que tanto os designs como alguns brindes vieram de alguns dos seus coordenadores. “Inicialmente, eu estava a trabalhar com um fansite, mas não funcionou uma vez que o tempo para enviar os brindes da Ásia para Portugal não ia chegar. Fiquei mesmo muito agradecida que quando os meus amigos ARMY de todo o mundo ouviram falar sobre isto, deram um passo em frente e quiseram fazer de tudo para fazer disto um evento especial para PT-ARMYs. A minha amiga Millie (@houseoftaegguk) do Reino Unido passou o dia todo a desenvolver o design para os copos e o poster. A minha amiga Judy e a jungartshop.com dos EUA doaram alguns dos brindes para os giveaways e para o prémio da lotaria. Outra das minhas amizades, Rikako, do Japão, também doou um item para a lotaria, tal como a artista dos EUA Maggie.geee (IG), que doou photocards personalizados da sua arte digital sobre o Jungkook. Na eventualidade de conseguir organizar um evento destes em Portugal, eu também comprei algumas coisas enquanto ainda vivia no Japão”.
O evento 'cup-sleeve' teve uma organização diferente do que seria de esperar em tempos normais, porém, tendo em conta a situação que Portugal atravessa por causa da COVID-19, Marie e as restantes organizadoras tiveram de ter cuidados redobrados. Uma das formas que encontraram para respeitar as regras de distanciamento social foi criar horários específicos para pequenos grupos, os quais tinham um tempo limitado para circular dentro do café Melody. “Foi mesmo preciso pensar muito para organizar este evento. Tive de explorar aplicações/serviços online disponíveis para determinar como é que nós podíamos fazer as inscrições ao mesmo tempo que limitávamos quantas pessoas e zonas podíamos ter considerando as regulações para a COVID. Para além disso, tive de me certificar que cumpríamos as expectativas das pessoas em relação ao evento, como manter a segurança e facilitar o seguimento dos pedidos pelo café. Tive ainda em conta as dificuldades que tanto o dono como o staff do café podiam ter. Tivemos de encontrar uma maneira de tornar isto organizado e fácil para eles também”.
Quando comentámos que este evento envolveu muito esforço e cuidado, Marie confessou “Sim, e houve muita pressão também. Quando descobri que este era o primeiro evento ‘cup-sleeve’, eu sabia que podia aumentar ou destruir a hipótese de outras pessoas organizarem eventos futuros como este se isto não corresse bem. Queria que isto abrisse portas para outros que queiram organizar eventos futuros”.
Apesar da maior parte do evento 'Happy Jungkook Day' ter sido presencial, Marie também pensou naqueles que não puderam comparecer, ou por viverem longe e não terem possibilidades, ou por terem receio de se deslocar ao café em tempos de pandemia. “Apesar de estar surpreendida com a quantidade de pessoas que viajaram de tão longe para vir ao evento, eu sabia que muitos também queriam participar, mas não podiam deslocar-se. Por isso, pensei noutra forma para que eles se mantivessem interessados e pudessem participar. Foi quando eu criei as mensagens de aniversário online para o Jungkook. De facto, ainda antes de começar a responder às vossas perguntas, estava a recortar todas as mensagens que recebi para as juntar a um cartão de aniversário para as enviar para a BigHit amanhã”. Para além das mensagens de aniversário, os PT-ARMYs ainda puderam participar no projeto solidário que fez parte do evento. Marie organizou uma angariação de fundos para doar à Unicef em nome do aniversariante, Jungkook. “Eu sempre doei para a Unicef, ainda antes dos BTS se envolverem com a instituição. Eles [Unicef] já fizeram tanto pelas crianças necessitadas de todo o mundo. Quando os BTS iniciaram uma campanha em parceria com eles, fiquei emocionada. Uma vez que tantas pessoas nas redes sociais queriam participar mas não podiam por uma ou outra razão, decidi abrir uma angariação de fundos para a Unicef e, em troca, enviaria para eles alguns brindes do evento. Era uma situação onde todos saíam a ganhar”. Relativamente à participação no projeto, Marie confessou “Apenas alguns doaram, mas é compreensível. Em tempos de COVID, onde muitos sofreram um impacto financeiro, é muitas vezes difícil. Quando alguém me manda mensagens e me diz que querem mesmo participar mas não podem devido a questões financeiras, eu ofereço-me imediatamente para lhes enviar os brindes. Se eles fizeram o esforço de me mandar uma mensagem, já significa muito para mim. Eu ainda vendi alguma merch no evento através da 'BTSMagicShopPT'. Para ser sincera, eu não faço muito dinheiro com estas vendas considerando os custos dos portes de envio aqui. Contudo, uma percentagem daquilo que fiz no evento (mesmo sendo pouca) vai ser doada para a Unicef. Vou publicar no Twitter e Instagram quando a doação for feita”.
Como qualquer bom jornal (nem que seja amador, como nós), o Bangtan Express teve repórteres em campo que fizeram um breve relato do que viram e do que acharam sobre esta experiência única. Confidenciámos à Marie que o feedback foi, na sua totalidade, bastante positivo.
"Foi um dia incrível! Tudo na 'cup-sleeve' estava lindo. O espaço estava super bem decorado, a zona de fotos estava fantástica e as bebidas eram muito boas!! Um enorme obrigada às @OmelasV, @armymum1 e @Drins pela organização fantástica e por todo o trabalho e dedicação que tiveram neste projeto!! Obrigada também por me deixarem fazer parte desde evento, apesar de não ter sido uma grande ajuda" (@jjk_portugal)
"Thank you so much to @BTSMagicShopPT for organizing this cup sleeve event! It was so amazing! Thank you so much to @armymum1 and @Drins. They all did an amazing job, we’re in love with the place!"
(@ineslpjm)
"This cup sleeve was for sure one of the highlights of 2020! Everything was so beautiful and I’ve spend the day with my fav people. Thank You @OmelasV, @armymum1 and @Drins for all the hard work to give this experience. Everything was perfect"
(@97cris)
"O 'cup-sleeve' do Jungkook foi um evento incrível e super bem organizado! Devido à situação que vivemos hoje, a organização do evento teve todos os cuidados para que ninguém fosse contra as regras de saúde! Foi o primeiro evento deste género em Portugal e agradeço à Marie e ao restante pessoal que organizou porque nos deu a oportunidade de festejar o aniversário do Jungkook de uma maneira diferente e super gira! Eu pessoalmente adorei, pude passar o dia com amigos que conheci através dos BTS e foi incrível! Espero que possam haver mais eventos destes no futuro!"
(@vbts182)
“Faz-me muito feliz saber que os vossos amigos acharam que estava tudo agradável. Eu acho que o evento correu muito bem. Porém, eu e os meus co-coordenadores conversámos sobre o que correu bem e o que podíamos ter feito melhor. As medidas de segurança foram respeitadas na sua maioria, mas claro que houve momentos onde tivemos de pedir aos grupos que se dispersassem e se dividissem entre as várias zonas quando se tornou muito cheio. Houve ainda momentos em que as pessoas retiraram as máscaras para tirar as fotografias e tivemos de lhes pedir que as voltassem a colocar. Elas desculparam-se e foram muito educadas e compreensivas. Fizemos a desinfeção de todo o local com spray e limpámos todas as superfícies antes que cada grupo entrasse. Depois do evento, se as pessoas quisessem voltar porque não tiveram tempo, deixávamos”.
Ao longo do fim-de-semana, houve muitas memórias partilhadas nas redes sociais pelas pessoas que frequentaram o evento, e Marie partilhou connosco alguns momentos que lhe aqueceram o coração. “Houve dois momentos especiais no ‘cup-sleeve’. No segundo dia do evento, uma mãe veio ter comigo e deu-me um ramo de flores. Ela disse que a filha dela tinha ido ao evento no dia antes e expressou o quanto aquele evento tinha significado para ela e a sua filha. Ela disse que estava feliz por saber que os ARMYs estão juntos com os BTS para espalhar amor e otimismo. Quase chorei. O outro momento foi quando um grupo de meninas pequenas (talvez com 8-9 anos) vieram ao balcão de registo do evento por curiosidade já que os pais pediram bebidas no café. Eles não estavam ali por causa do evento. Uma menina perguntou ‘Quem é esta pessoa?’ e nós explicámos. Ela disse ‘É um rapaz? Ele parece uma menina!’ e nós dissemos que, não importa a aparência de uma pessoa, elas todas são especiais à sua maneira. Ele tem de ser uma pessoa incrível para todas estas pessoas celebrarem o seu aniversário. Depois, ela começou a explicar isso às suas amigas e à mãe e vimos as meninas a dançar ‘Dynamite’ e ‘IDOL’ na esplanada. Uma das minhas co-coordenadoras, a Andreia, dirigiu-se aos pais e perguntou se lhes podíamos dar alguns brindes. Eles aceitaram! Mais tarde, brincámos a dizer que devíamos ter colocado um cartaz que dizia ‘A Recrutar ARMYs Aqui!’".
Como um último comentário, Marie disse “Eu estou mesmo, mesmo orgulhosa de ter tido um papel no primeiro evento ‘cup-sleeve’ em Portugal, mas foi uma visão e esforço partilhados. Houve muita gente dentro e fora de Portugal que fez isto acontecer. Este foi um evento dos PT-ARMYs. Eles fizeram isto acontecer! Se eles não aparecessem e sem o seu apoio antes, durante e depois do evento, nada disto se teria materializado”.
Quando questionada sobre se está nos seus planos organizar outro evento ‘cup-sleeve’ em Portugal, Marie respondeu “Eu adorava coordenar outro evento depois de algum tempo de descanso. Eu também tenho um emprego regular, por isso foi muito complicado gerir tudo. Talvez tenha energia suficiente em Dezembro para um evento TaeJin. Por agora, vou apoiar e torcer por aqueles que planeiem um evento para o RM ou o Jimin”.
O Melody Coffee Shop surpreendeu os organizadores com um bolo de aniversário para o Jungkook no final do evento. Vejam aqui algumas reações e fotografias do 'Happy Jungkook Day', o primeiro evento ‘cup-sleeve’ em Portugal.
Comments