top of page
Foto do escritorBangtan Express

À conversa com... as fanbases portuguesas do Jimin!





Outubro ainda nem vai a meio e já está a ser um mês cheio de fortes emoções (sim, concerto do "Map Of The Soul ON:E", estamos a falar contigo!), mas se há uma grande razão para sorrir e comemorar este mês, essa é o nascimento de Park Jimin (um dos queridos membros do grupo BTS), há 25 anos atrás.


Jimin sempre foi muito amigo das ARMYs, tanto na publicação de fotos e vídeos dele mesmo e dos restantes membros nas redes sociais, como na realização de lives onde fala com ARMYs de todo o mundo ou até mesmo nos seus discursos oficiais, onde demonstra um grande carinho por nós em todas as suas palavras. Como forma de retribuir esse carinho, foram feitos vários projetos de aniversário em sua honra por todo o mundo e, por cá, também não é exceção. Tomámos a liberdade de fazer algumas perguntas às fanbases portuguesas que representam o Jimin e, com elas, terminamos este segmento do Bangtan Express. Beatriz (Setúbal) e Rafaela (Porto) da Park Jimin Portugal (@JiminPortugal), Francisca (Porto) da JIMIN Portugal (@pjiminportugal) e Daniela (Setúbal) da Jimin Planet Portugal (@JiminPlanetPT) aceitaram responder às nossas questões e falaram-nos um pouco sobre como é trabalhar nas respetivas fanbases e que projetos desenvolveram para dar os parabéns ao nosso Jimin! Leiam tudo na entrevista que se segue!



"Há quanto tempo existem as vossas fanbases e o que vos levou a criá-la?"


Beatriz: A fanbase existe desde 2017 e eu criei-a porque nesse ano apenas haviam duas fanbases de membros dos BTS ativas (a do Taehyung e a do Yoongi) e, visto que o Jimin é o meu bias, eu criei a fanbase para trazer conteúdo sobre ele aos ARMYS de Portugal.


Francisca: Bem, não fui eu que criei a fanbase. A conta da fanbase já existe desde 2018, mas era de outra menina. Entretanto, eu no dia 15 de Outubro de 2019 entrei na fanbase e, uns meses depois, fiquei como a única administradora. Por isso, conto o tempo da fanbase desde que lá estou, há quase 1 ano.


Daniela: A 'Planet' já existe desde 22 de novembro de 2018, vai fazer dois anos este ano. O que me levou a criar a 'Planet' foi o motivo de eu querer informar as pessoas sobre o que se passa ao redor do Jimin, as suas músicas e muito mais! Acho que o fandom português merece saber mais sobre o Jimin e a pessoa maravilhosa que ele é.



"São as únicas administradoras das vossas fanbases? Se sim, como é trabalhar numa fanbase sozinha?"


Beatriz e Rafaela: De momento, somos duas administradoras. Porém, a Bibz (Beatriz) ficou sozinha a atualizar a fanbase por muito tempo. Na nossa opinião, é difícil tomar conta de uma fanbase quando o fazemos sozinhos. Quem o faz sozinho precisa de ter muita responsabilidade e muita força de vontade para continuar com o ritmo de atualizações frequentes. E, claro, gostar do que faz!


Francisca: Sim, sou a única administradora e às vezes não é fácil. Há épocas mais complicadas do que outras. Mas, por exemplo, em comebacks ou no mês do aniversário é mesmo difícil. Até agora, só passei um comeback como fanbase e este está a ser o meu primeiro aniversário do Jimin como fanbase, e está a ser difícil e as coisas não estão a correr como eu queria a nível das atualizações, mas tento o meu melhor.


Daniela: Eu agora já não sou a única administradora da 'Planet' porque convidei mais uma pessoa para juntar-se a mim, já que ando com pouco tempo por causa da escola. Mas quando eu era apenas uma, posso dizer que não é difícil. Eu adorei trabalhar sozinha até ontem, eu podia publicar as coisas sem me preocupar com nada e podia ter tudo do meu próprio jeito. Mas trabalhar agora com mais uma administradora também é muito bom, porque tu não ficas sobrecarregada com os artigos, informações, traduções e por aí, e quando eu um dia ficar sem internet ou ocupada, sei que vou ter a outra administradora para atualizar e não tenho que ter a cabeça cheia de preocupações.



"Estar numa fanbase implica ter bastante trabalho e dispensar tempo do vosso dia-a-dia para se dedicarem a ela. O que têm achado da vossa experiência? Como lidam com os altos e baixos?"


Beatriz e Rafaela: Durante os primeiros tempos foi muito bom e gratificante receber o carinho e os agradecimentos dos ARMYS pelo nosso trabalho. Já pensámos em desistir com a fanbase, mas procuramos sempre falar entre nós para procurar apoio e força, e tentamos sempre encontrar uma solução.


Francisca: Eu adoro isto! Eu adoro ter uma fanbase e poder-me dedicar a ela. Tenho a sorte de ser uma fanbase do meu bias, portanto acaba por “facilitar” um bocadinho o trabalho. Acerca dos altos e baixos, no início eu não sabia lidar muito bem e cheguei a ir muito abaixo e a desmotivar-me porque as coisas não estavam a correr bem. Mas agora tento olhar para a fanbase de uma maneira diferente e acho que tem corrido bem, vamos lá ver (*riu-se*).


Daniela: Como tenho a fanbase há dois anos, posso dizer que tenho ido muito bem, no meu ponto de vista. Tenho conseguido manter as coisas organizadas e as atualizações em dia. Não há muito que eu posso dizer.



"O aniversário do Jimin está quase aí e nós sabemos que algumas de vocês têm projetos ativos para o celebrar. Querem falar um pouco sobre eles?"


Beatriz e Rafaela: Este é o primeiro ano em que não conseguimos organizar um meet de aniversário para o Jimin. Infelizmente, com esta situação da COVID-19, achamos melhor não o fazer. Por enquanto, não preparamos nada, mas estamos abertas a sugestões e estamos também sempre dispostas a ajudar nos projetos de outras fanbases para que este dia seja especial!

Francisca: Sim, tenho! E acho que um deles foi o que me deu mais gosto de fazer porque já é algo que falo antes de ter entrado para a fanbase. O primeiro projeto é um MUPI (cartaz de rua) no centro do Porto, que vai estar exposto uma semana! Foi o que mais me deu dores de cabeça a fazer (*riu-se*) Mas foi o que mais gostei, sem dúvida! Eu tive esta ideia depois de ver o MUPI feito para o aniversário dos BTS e pensei que queria fazer algo assim para o Jimin e marcar este aniversário com algo “diferente”. O segundo foi um projeto de “última hora”, um "Cup-Sleeve Event" (evento de comemoração de um aniversário num café, cujo tema é exclusivamente dedicado ao aniversariante). Esta oportunidade surgiu uns dias depois do evento "cup-sleeve" do Jungkook, então eu aproveitei essa ajuda e organizei um para o Jimin no Porto, nos dias 10 e 11 de Outubro. Estou mesmo entusiasmada porque tenho uma equipa incrível a ajudar-me nisso 24/7 e uma grande parte dela são Jimin stans (*riu-se*) Então, o evento está bem entregue!


Daniela: Eu tenho vários projetos para o Jimin este ano, são quatro: o evento "cup-sleeve" do Jimin, "A Drawing for Jimin", o "Donation of Toys in Hospitals in the Name of Jimin" e uma publicade no Instagram. Vou falar sobre cada um deles. Sobre o evento "cup-sleeve" do Jimin em Lisboa, esta foi uma ideia da outra administradora e eu adorei, então seguimos para a frente com o projeto. Eu e a Sara (a outra administradora) queríamos tornar o dia do Jimin especial em Portugal e fazer com que este dia fosse inesquecível para as ARMYs de Portugal. Ainda para mais é o primeiro evento "cup-sleeve" do Jimin realizado em Lisboa, por isso não poderíamos estar mais felizes. "A Drawing for Jimin" foi uma ideia minha. Eu fiz este projeto para animar um pouco as pessoas do mundo inteiro, já que é um projeto para toda a gente e para elas mesmas usarem a imaginação e a criatividade. Elas têm até ao dia 11 de Outubro para enviar os desenhos e nós depois vamos publicar no Twitter junto com uma hashtag no dia 12 de Outubro, às 19:00. Agora, quanto ao "Donation of Toys in Hospitals in the Name of Jimin" é também uma ideia que a Sara me deu e eu novamente aceitei. Este é um projeto para doarmos briquendos usados ou novos, em nome do Jimin, a crianças hospitalizadas e alegrar assim os dias delas. Nós estamos numa situação difícil e com a pandemia tudo fica mais complicado, então é o mínimo que podemos fazer para ajudar estas crianças. O Jimin também costuma fazer muitas doações para ajudar crianças, então também queremos juntar-nos a ele nisto. O nosso 4° projeto é um anúncio no Instagram em comemoração e homenagem ao aniversário do Jimin! Ele vai estar na respetiva plataforma a partir do dia 12 de Outubro e vai durar cerca de uma semana. Não são projetos de outro mundo, mas têm um grande significado por detrás de cada um.


"Enquanto fanbases, o que gostariam de fazer futuramente? Que género de projetos gostavam de desenvolver para as ARMYs de Portugal?"


Beatriz e Rafaela: Enquanto fanbase, gostaríamos de continuar a trazer-vos atualizações sobre o Jimin pelo maior tempo possível. Gostaríamos de organizar mais projetos criativos e interativos que atraia atenção dos ARMYS e que todos possam participar e mostrar o nosso apoio ao grupo. Queremos fazer com que o nosso sonho se torne realidade, que é ter um concerto em Portugal!


Francisca: Agora estou um bocado limitada por causa da situação que estamos a viver atualmente, porque os projetos em que tenho pensado envolvem ter muita gente, então só os posso pôr em prática quando a situação da COVID-19 melhorar... Já tenho algumas ideias sobre streaming parties e assim, e também já tenho algo pensado para o aniversário do Jimin para o ano, mas ainda é cedo para isso.


Daniela: Doações, o que eu quero fazer é doar a quem mais precisa. E acho que o fandom português podia seguir o exemplo do Jimin com as doações, nada muito grande claro, mas pelo o menos ajudar quem está a passar por dificuldades.



"Que mensagem gostariam de deixar às ARMYs de Portugal, enquanto fanbases do Jimin?"

Beatriz e Rafaela: Gostaríamos de agradecer a todos os ARMYS que seguem e apoiam a nossa fanbase e o trabalho que fazemos por ela. Estamos a lutar, constantemente, para não desistir dela... então, esperamos que vocês não desistam de nós também. Pois é muito recompensador ver que vocês reconhecem aquilo que todas nós (fanbases) fazemos pelos meninos e por vocês! Obrigada, de coração cheio! We purple you!


Francisca: Primeiro, quero agradecer por me terem ajudado a alcançar um dos meus maiores objetivos como fanbase, que foi o all-kill (quando as músicas todas de um grupo ou artista atingem o topo de um ou vários charts musicais) dos solos do Jimin em Portugal. Obrigada a todas que participaram! Obrigada também por terem ajudado com fundos para a realização do MUPI e por todo o apoio que dão à fanbase e ao Jimin diariamente! Obrigada, do fundo do meu coração. O vosso apoio constante às fanbases ajudam-nos a querer trabalhar mais! Obrigada! Fighting!


Daniela: Continuem a amar o Jimin e apoiar os projetos das fanbases dele, o vosso apoio é bastante importante para nós.


Continuem a apoiar o trabalho da Park Jimin Portugal, JIMIN Portugal e Jimin Planet Portugal ao seguir as fanbases na sua conta oficial do Twitter e respetivas redes sociais!

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page