Nome artístico: Jungkook
Nome real: Jeon Jungkook
Data de nascimento: 01/09/1997
Signo: Virgem
Naturalidade: Busan, Coreia do Sul
Educação: Seoul School of Performing Arts; Global Cyber University
Posição no grupo: Vocalista
Na imagem: Jeon Jungkook para o LY: Answer (v. L)
Algumas curiosidades...
1) Jungkook é o membro mais novo (maknae, em coreano) dos BTS. Ele mudou-se de Busan para Seul quando ainda era muito novo, o que fez com que os outros 6 membros acompanhassem o seu crescimento de perto. Precisamente pelos laços familiares que se desenvolveram, Jungkook dedicou-lhes a música "Begin", o seu primeiro solo, numa homenagem a tudo o que eles fizeram por ele desde que tinha 15 anos.
2) Jungkook tem o hábito de estar sempre a fungar, por causa da sua rinite alérgica.
Ele também é muito sensível a cheiros fortes.
3) Deram-lhe a alcunha de "Golden Maknae" pela sua incrível capacidade de fazer
bem várias coisas e de ter vários talentos escondidos.
4) Tal como Jimin, Jungkook tem um cinturão negro em Taekwondo.
5) Quando ainda estava na escola, Jungkook foi a um programa de audições chamado "Superstar K", onde não conseguiu passar da ronda de eliminações. Contudo, ao ir para casa, recebeu propostas de 7 agências de entretenimento. Acabou por se juntar à BigHit Entertainment depois de ter visto as capacidades de RM como rapper e de ter gostado muito do estilo dele.
6) Jungkook é um grande fã do Homem de Ferro e gosta muito de jogar videojogos. Disse no programa "Knowing Bros" que consegue jogar em dois computadores diferentes.
7) Os membros dizem que ele tem uma grande paixão por aquilo que faz, o que o leva a trabalhar bastante para desenvolver os seus talentos e dar o melhor de si à equipa. Dizem, também, que ele é muito competitivo.
8) Jungkook viajou até aos EUA para aprender a dançar, de forma a preparar-se para o debut dos BTS. A experiência fê-lo aprender depressa e melhorou em muito as suas capacidades para dançar.
9) Nos primeiros tempos do grupo, Jungkook também costumava fazer rap, contudo, atualmente foca-se no canto.
10) Aos 21 anos de idade, Jungkook tornou-se a pessoa mais nova de sempre a receber uma medalha da Ordem de Mérito Cultural (juntamente com os restantes integrantes do grupo) pela sua contribuição para o crescimento do kpop e da divulgação da cultura coreana pelo mundo.
11) Tem um cãozinho maltês branco chamado Gurum (que significa "nuvem" em coreano), o qual vive com os seus pais.
12) Jungkook tem muito jeito para o desenho. De facto, quando os BTS fizeram uma parceria com
a empresa "LINE Friends" para criar as famosas mascotes da marca BT21, o design final da
personagem de Jungkook (um coelhinho cor-de-rosa chamado Cooky) permaneceu praticamente
inalterado em comparação ao design original, feito por Jungkook. Da mesma forma, durante uma
"Bangtan Bomb", Jungkook recriou uma pintura que figurou nos short videos de promoção do álbum
"Wings". Este traço parece ser de família, uma vez que tanto o pai (que fez um retrato do filho a
carvão) como o irmão de Jungkook já provaram igualmente os seus dotes para o desenho.
13) Um dos grandes desejos e objetivos de Jungkook é ser um bom compositor. Apesar de ainda não ter lançado nenhum projeto da sua autoria, Jungkook tem estado a estudar e a aprender como ser um bom músico e compositor.
14) Jungkook revelou que tem andado a estudar inglês com afinco para poder responder a perguntas feitas em entrevistas em solo internacional, de forma a aliviar um pouco RM dessa responsabilidade. Entretanto, ARMYs já repararam que Jungkook tem andado a aprender calão e expressões inglesas usadas nas redes sociais.
As paixões de Jungkook
Um dos passatempos preferidos de Jungkook é filmar e editar vídeos.
O primeiro vídeo que ele publicou da sua autoria foi lançado na conta oficial do grupo no YouTube em Novembro de 2017, criando assim a série de videos GCF (Golden Closet Film).
O primeiro video foi um resumo da sua viagem a Tóquio com Jimin, mas seguidamente publicou mais vídeos (desta vez com o grupo todo) em Osaka, em Saipan e nos EUA.
É muito frequente ver Jungkook agarrado a uma câmara para gravar os momentos mais importantes para ele juntamente com os seus amigos pelo que, numa reviravolta inesperada, foi apresentada uma compilação de videos sobre ele no lançamento da nova versão em piano do seu solo, "Euphoria".
Estamos ansiosos para ver mais vídeos com a marca GCF!
GCF
Há muitos anos, Jungkook disse que não gostava nada de se exercitar mas esse pensamento parece ter mudado nos últimos tempos.
Seja em videos que ele publica no Twitter, em documentários ou em "Bangtan Bombs", é bastante frequente vermos Jungkook a fazer exercício e musculação, o que tem vindo a acelerar os corações de muitas ARMYs.
Os membros dos BTS costumam brincar com o facto de ele ser o mais novo e de se estar a tornar mais musculado do que eles todos, contudo, todos eles gostam de admirar a sua vontade em treinar (e os seus músculos desenvolvidos também!).
Jungkook já mostrou por diversas vezes o seu lado atlético e corpo forte em vários desafios propostos na série "Run BTS" mas principalmente no evento desportivo para idols em que eles costumavam participar, os ISAC (Idol Star Athletics Championships).
Exercício
É impossível negar a forte paixão que Jungkook tem pela música, algo que transparece em cada performance que ele faz.
A sua voz é agradável e encanta todo o público que a ouve, principalmente quando ele canta músicas lentas, e os improvisos que faz nos refrões, que dão um toque novo e refrescante às músicas que conhecemos, apanham-nos todos de surpresa (no bom sentido).
Se há algo que Jungkook revelou que gosta de fazer, são covers da músicas dos seus artistas preferidos. De todos os membros dos BTS, Jungkook é aquele que fez o maior número de covers até agora.
De entre os seus artistas preferidos, contam-se Justin Bieber, Charlie Ruth, Tori Kelly e a cantora sul-coreana IU, com que Jungkook confessou que gostaria de fazer um dueto.
Será que o podemos esperar para breve?
Música
Projetos musicais
Jungkook é o único membro dos BTS que ainda não lançou nenhum projeto a solo, contudo o mesmo já afirmou que o lançamento de um projeto seu está para breve e, inclusive, publicou uma pequena demonstração de músicas que tem preparado.
• Se há algo a que Jungkook sempre habituou os fãs, foi a oportunidade de ouvirem grande parte de músicas conhecidas na sua voz suave e melodiosa e não se pode negar que Jungkook tem uma impressionante lista de covers. Entre músicas dos seus cantores favoritos a colaborações com outros membros do grupo, até à data contam-se cerca de 30 covers interpretados na voz de Jungkook. Entre os mais famosos, encontram-se "2U", "Nothing Like Us" e "Purpose" do cantor Justin Bieber (o qual é muito admirado por Jungkook); "Paper Hearts" de Tori Kelly (a qual ouviu e elogiou o cover feito pelo maknae dos BTS); e "We Don't Talk Anymore" de Charlie Puth, dueto que teve a oportunidade de cantar com o próprio em 2018. Ouve a lista completa de covers de Jungkook aqui.
Entretanto, Jungkook não se deixou ficar pelos covers e, desde o início da sua carreira como cantor, participou em várias colaborações com os restantes membros dos BTS.
• Antes do debut dos BTS, no início de 2013, Jungkook participou num cover da música "Young, Wild & Free" juntamente com Hoseok e Jimin. A música intitula-se "졸업" ("Graduation") e é acompanhada de um MV, onde os três amigos aparecem de uniforme, num ambiente escolar. Vê o MV aqui.
• Ao trio anterior, no mesmo ano, juntou-se outro membro do grupo (V), e os quatro membros fizeram um cover da música "Beautiful", originalmente cantada por Mariah Carey. Vê o MV aqui.
• Em Outubro de 2013, Jungkook, Jin, Jimin e V juntaram-se para cantar um cover da música "You're My", do cantor sul-coreano Taeyang, apresentada no programa "NOW".
• Em 2014, pouco depois do debut do grupo, Jungkook colaborou com Jimin numa versão coreana da música natalícia de Justin Bieber "Mistletoe". A música intitula-se "Christmas Day" e a letra em coreano foi escrita por ambos. Ouve a música aqui. Mas a colaboração com Jimin não se ficou por 2014, pelo que em 2017 a dupla voltou a lançar um novo cover, desta vez da música "We Don't Talk Anymore" de Charlie Puth com Selena Gomez, a qual Jungkook interpretou live em 2018 juntamente com o próprio Charlie Puth. Ouve a música aqui.
• Em 2015, colaborou com Namjoon num cover da música "Fools" do Troye Sivan e em 2016 juntaram-se para criar a música original "I Know".
• Em 2017, juntou-se a Jin e Suga numa nova versão da música "So Far Away", originalmente interpretada por Suga e a cantora 수란 (Suran), para integrar a mixtape do mesmo, Agust D.
A nível individual, Jungkook tem dois solos que ajudaram a marcar a discografia dos BTS.
• "Begin" é o primeiro solo oficial de Jungkook e é também o primeiro solo na tracklist do álbum de 2016, "Wings". De cariz pessoal, Jungkook relembra a sua história e crescimento desde que se juntou aos BTS com apenas 15 anos, e descreve a forma como cada um dos seus amigos teve influência no seu crescimento e em como fizeram dele a pessoa e o artista que é hoje em dia. Em "Begin", Jungkook retrata os laços fortes que unem os sete rapazes. Vê o short film aqui e ouve a música aqui.
• Em 2018, foi lançado um video extenso onde figura a música "Euphoria", o segundo solo de Jungkook, apresentada como o tema do "Love Yourself: Wonder". Ela ainda surge como primeira música na tracklist do álbum "Love Yourself: Answer". No vídeo de "Wonder", faz-se uma espécie de recapitulação à história do universo alternativo do grupo, iniciada em 2015 com a era "The Most Beautiful Moment in Life" e estabelecem-se paralelas com algumas filmagens antigas, o que pôs imediatamente as engrenagens dos cérebros de ARMYs de todo o mundo a funcionar e teorias acerca do desenvolvimento da história foram ainda mais alimentadas. "Euphoria", tal como a palavra indica, remete para um estado de felicidade e excitação e ao longo da letra, Jungkook faz referencia a "utopia", a qual é considerada como um mundo onde tudo é perfeito. A música é acompanhada por um MV onde, maioritariamente, vemos os sete rapazes reunidos e felizes, fugindo aos males do passado retratado na era já referida. É como se Jungkook sonhasse que, num mundo perfeito, os sete amigos estariam novamente juntos e esqueceriam o que levou à sua separação, como se tivessem voltado atrás no tempo. É um hábito de Jungkook surpreender sempre os fãs com algo novo nas suas performances durante os concertos, mas nada preparou o fandom para o incrível momento em que viram Jungkook em "Euphoria" a sobrevoar o público durante a "Speak Yourself Tour", realizada em estádios. Um momento de cortar a respiração. "Euphoria" fez ainda parte da banda sonora da série da HBO com o mesmo nome. Em 2019, em contexto do BTS Festa 2019, foi lançada uma versão em piano de "Euphoria" (um mix feito por DJ Swivel), acompanhada de uma compilação de vídeos caseiros de Jungkook. Ouve a música aqui e a versão em piano aqui.