Dia 1 de Setembro é dia de festa para o fandom uma vez que se celebra o nascimento do membro mais novo dos BTS, o nosso menino de ouro, Jeon Jungkook. No ano em que celebra 23 primaveras (ou 24, se formos pelo método de contagem na Coreia), o fandom português encheu-se de projetos e atividades, algumas delas feitas pela primeira vez em Portugal! Mas antes de darmos uma espreitadela a esses eventos inéditos, batemos à porta de duas fanbases que todos os dias trabalham para representar o Jungkook no nosso país e quisemos saber um pouco mais sobre elas, as suas experiências como fanbases e os seus projetos. Catarina e Rute são ambas do Porto e são administradoras da "Golden Closet Portugal" (@jjk_portugal) e "Jungkook Portugal" (@JJJungkookPT), respetivamente. Ambas tiveram a amabilidade de responder às perguntas da praxe quando chega o aniversário de um membro, por isso, se já não aguentam a curiosidade, vejam o que elas têm para contar! "Há quanto tempo existem as vossas fanbases e o que vos levou a criá-las?" Catarina: A 'Jeon Jungkook Portugal' já existe desde 22 de Março de 2019. Começou apenas no Instagram e mais tarde passou para o Twitter. Mais ou menos em Fevereiro de 2020, fiz uma pausa e voltei agora em Maio com um novo nome: 'Golden Closet Portugal'.
A minha fanbase foi criada numa altura em que eu queria mostrar ao Jungkook o quanto gosto dele, mas não sabia como. Eu tenho alguma dificuldade em expressar o que sinto por palavras, então achei que seria engraçado criar uma fanbase porque é um sítio onde posso dar todo o meu apoio ao Jungkook.
Rute: A fanbase existe desde do dia 7 de abril de 2017, logo tem 3 anos mas não fui eu que a criei. "São as únicas administradoras das vossas fanbases? Se sim, como é trabalhar numa fanbase sozinha?"
Catarina: Sim, sou só eu na fanbase desde o início! Eu sempre gostei de trabalhar sozinha e de organizar algo sozinha então não tive muita dificuldade com isso. No entanto, à medida que a fanbase foi crescendo, a exigência também é maior e às vezes sinto que não consigo dar conta de tudo sozinha, mas é tudo uma questão de organização!
Rute: De momento, sou a única. Trabalhar sozinha tem os seus prós e contras. Por exemplo, a nível de projetos, não precisas de falar com mais ninguém e tomar decisões sozinhas e não há confusões sobre se tal informação já foi publicada ou não, etc. Mas também é complicado, visto que nem sempre temos tempo para pesquisar informações, traduzir, publicar, relembrar e às vezes torna-se um pouco exaustivo. "Estar numa fanbase implica ter bastante trabalho e dispensar tempo do vosso dia-a-dia para se dedicarem a ela. O que têm achado da vossa experiência? Como lidam com os altos e baixos?" Catarina: Sem dúvida que, quando criei a fanbase, não fazia a mínima ideia no que me estava a meter (riu-se). Quando a criei, só tinha como objetivo mostrar ao Jungkook o quanto gosto dele, mas à medida que a fanbase cresce e fica mais conhecida, mais são as responsabilidades. No início, era capaz de perder talvez uns 30 minutos a atualizar, enquanto que agora fico perto de 3h ou mais a atualizar tudo de forma a que o fandom português tenha acesso às novidades sobre o JK.
Em relação à minha experiência na fanbase, tal como tudo na vida, há momentos muito bons e alguns maus. Eu tive a sorte de ter imensos momentos bons e apenas passar por um momento mau. Uma das maneiras que encontrei de gerir estes maus momentos foi mesmo parar por uns tempos. Às vezes é preciso afastarmo-nos um pouco e deixa a poeira acentuar para depois voltarmos com ainda mais força! No geral a minha experiência tem sido mesmo muito boa.
Rute: Quando entrei na fanbase, não tinha a noção do tempo que tinha que gastar nela e até parei por um pouco porque não estava mesmo a conseguir trabalhar direito, até que voltei e penso que essa foi a minha melhor decisão. Fazer parte da 'Jungkook Portugal' fez com que eu aprendesse muitas coisas como, por exemplo, ser mais paciente, ser mais organizada, ter mais atenção a boatos e fake news que circulam em relação, não apenas aos BTS, mas a qualquer artista. E também aprendi várias coisas sobre o meu próprio país que não conhecia, nomeadamente expressões e costumes. Sobre lidar com altos e baixos... tento sempre manter a calma e perceber qual a raiz do ‘problema’. Quando estou realmente no limite, abrando um pouco o ritmo de trabalho para ter mais tempo para mim e descontrair para voltar outra vez à ativa. "O aniversário do Jungkook está quase aí e nós sabemos que têm projetos ativos para o celebrar. Querem falar um pouco sobre eles?" Catarina: Este ano, devido ao surto de coronavírus, não pude organizar um Meet de Aniversário como no ano passado, mas não podia deixar esta data passar, então fiz uma pequena thread com projetos de aniversário para o Jungkook. Podem encontrá-la na página do Twitter!! São 4 projetos sendo que 1 deles não sou eu que estou a organizar, mas sim a ajudar na divulgação. Tenho um projeto de doação para a "Red Cross Charity" em conjunto com fanbases europeias do Jungkook, o lançamento do website oficial na fanbase que irá sair no dia 31 de agosto às 16h, um projeto de votação para a "Still With You" chegar ao 1º lugar na #WebChart da Rádio Radical e, por fim, o mais importante de todos, vamos celebrar o aniversário do Jungkook com o primeiro evento de Cup-Sleeve em Portugal!!! Este projeto está a ser organizado pela @BTSMagicShopPT e vai ser realizado nos dias 29 e 30 de Agosto em Cascais. Como ainda estamos numa situação um pouco complicada, para poderem ir ao evento têm de fazer inscrição.
Rute: O único projeto que fiz por mim mesma foi o das “Mensagens para o Jungkook”. Eu não tenho maneiras de fazer projetos que envolvam dinheiro e com a pandemia seria um pouco inconveniente organizar um meet. Infelizmente, não tive muito tempo para organizar algo maior apesar do Jungkook merecer tudo. Mesmo que seja um projeto pequenino, tem um grande significado para mim. "Enquanto fanbases, o que gostariam de fazer futuramente? Que género de projetos gostavam de desenvolver para as ARMYs de Portugal?" Catarina: Estou numa fase em que tudo o que tinha como objetivo em fazer já está feito ou a ser feito então agora tenho de começar a pensar em coisas novas.
Rute: Sinceramente, ainda não pensei muito sobre isso, mas tenho algumas ideias em mente. Só que ainda não é o momento para as partilhar. "Que mensagem gostariam de deixar às ARMYs de Portugal, enquanto fanbases do Jungkook?" Catarina: Pessoalmente, eu gostava muito que os ARMY's portugueses sentissem mais à vontade para comentar os tweets e as publicações que faço. Tu o que faço não é só para promover o trabalho do Jungkook, mas também com o partilhar com os ARMY's e às vezes sinto que quando há interações ninguém está interessado no que publico. Podem não saber, mas todas as interações são muito importantes para mim e gostava muito que comentassem mais e falassem mais comigo.
Quero deixar um enorme obrigada a todos, por continuarem apoiar o meu trabalho e por confiarem em mim para ser uma das "representantes" do Jungkook em Portugal.
Rute: O fandom português tem crescido cada vez mais e alcançado coisas incríveis como as conquistas no iTunes ou até ao ser mencionado em inúmeros artigos coreanos, mas eu sinto que podemos crescer ainda mais. Tantos projetos em que ninguém participou, tantas ideias descartadas pelo simples facto de sabermos que não vamos ter aderência… Participar nos projetos que as fanbases (todas as que existem) fazem é realmente importante, seja para aumentar o número de streams, ou a convivência entre os membros do fandom em Portugal, ou para servir de motivação a quem está deste lado da tela. Obrigada pelo vosso apoio e desempenho. Estamos gratas por tudo mesmo. Mas nós conseguimos mais...muito mais. Participem nos projetos de aniversário para o Jungkook em Portugal e sigam a Catarina e a Rute nas suas respetivas fanbases!
Comments