A passada noite de Domingo foi marcada por uma grande polémica durante a cerimónia dos People's Choice Awards 2019 do canal E!, nomeadamente nas categorias referentes ao mundo da música.
A expectativa era grande para os fãs dos BTS. O famoso grupo sul-coreano estava nomeado para as categorias de "Grupo de 2019", "Video Musical de 2019" com a música "Boy With Luv" (uma colaboração com a cantora Halsey) e "Tour de 2019" com a Tour Love Yourself: Speak Yourself. No ano passado, os BTS saíram vencedores nas categorias de "Grupo de 2018", "Celebridade Social 2018" e "Música de 2018" e "Video Musical de 2018" com a música "IDOL", derrotando artistas de renome como Shawn Mendes, Ariana Grande, Camila Cabello, Selena Gomez, entre outros. Apesar dos resultados do ano anterior, os fãs dos BTS não se desleixaram e votaram incansavelmente ao longo de várias semanas.
Com os olhos postos nos ecrãs e com as sondagens abertas, tal não foi o espanto de milhares de ARMYs quando os nomes dos vencedores foram anunciados e ouviu-se "BLACKPINK" em vez de "BTS". À partida, parecia impossível e muitos esperavam que tivesse sido um engano por parte dos apresentadores. Mas tal não se verificou. O quarteto feminino "BLACKPINK", constituído por Jisoo, Lisa, Jennie e Rose, foi o grande vencedor das categorias para as quais os BTS estavam nomeados, o que gerou muito descontentamento e polémica, não só pelo facto de terem derrotado grandes nomes da indústria como Imagine Dragons, Taylor Swift, Shawn Mendes, Ariana Grande, Lady Gaga, entre outros, como o maior mistério residiu na diferença das sondagens entre os BTS e as BLACKPINK, o que fez com que milhares de fãs questionassem se o People's Choice Awards era realmente baseado na "escolha do público".
Comparação dos valores obtidos nas tours dos dois grupos
Houve ainda quem apontasse um breve equívoco na conta oficial do Twitter da YG Entertainment, a empresa que representa as BLACKPINK, onde a mesma partilhou uma notícia cujo título mencionava que as quatro artistas sul-coreanas tinham sido vencedoras das três categorias para as quais estavam nomeadas, antes sequer de terem sido anunciados os vencedores. O erro foi rapidamente corrigido e o título alterado de "vencedoras" para "nomeadas". Porém, esta mudança não passou despercebida a muitos fãs descontentes e suscitou a dúvida entre eles.
Como forma de protesto, milhares de ARMYs por todo o mundo conseguiram re-inserir toda a discografia dos BTS (13 álbuns ao todo incluindo as mixtapes a solo) no chart do iTunes. De facto, o álbum mais recente do grupo "Map Of The Soul: Persona", em questão de poucas horas, atingiu o 1º lugar no chart do iTunes em cerca de 28 países, sendo um deles Portugal.
Apesar de se sentirem injustiçados, os fãs dos BTS não vão baixar os braços e vão continuar a votar arduamente para que o grupo possa ser devidamente recompensado pelo seu esforço e trabalho. De salientar que foram submetidas várias candidaturas aos Grammys (considerados os prémios mais importantes do mundo da música), pelo que resta esperar até dia 20 de Novembro para se saberem as nomeações.
Comments