Três concertos esgotados no Estádio Olímpico de Seul. Um recorde batido pelas companhias aéreas coreanas pelo maior número de passageiros em tão pouco espaço de tempo por causa dos concertos. Um total de mais de 150 milhões de euros ganhos em bilhetes, merchandise e live streams. Milhões de ARMYs a cantar o nome dos sete integrantes do grupo mais famoso do momento.
As despedidas nunca são fáceis, e que o digam os BTS e as ARMYs que derramaram lágrimas em conjunto nos três concertos que deram por terminada a trilogia "Love Yourself" e uma tour com mais de um ano de duração. Esta foi, sem dúvida, a era que lhes deu um maior reconhecimento a nível mundial e com a qual bateram grandes recordes e fizeram história em cerimónias importantes para a música, como a nomeação do álbum "Love Yourself: Tear" para o Grammy de Melhor Gravação.
Mas a maior marca que a era "Love Yourself" deixou, foi sem dúvida a mensagem que passou a milhões de pessoas em todo o mundo. Mensagens como o amor próprio, o aprender a aceitar quem somos e a partilhar o nosso amor com os outros foram ouvidas em letras de músicas e em discursos inspiradores, como no que foi feito pelo líder RM, nas Nações Unidas em Setembro de 2018.
O último concerto, que teve lugar no dia 29 de Outubro, foi um momento de pura emoção, tanto para RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook como para todos os fãs que estavam presentes no estádio e os que acompanhavam os relatos nas redes sociais. Apesar da incrível excitação que se fazia sentir no estádio, a amarga sensação de despedida pairava no ar. Mas, apesar de ser o último, os sete rapazes mostraram-se mais enérgicos e felizes do que nunca.
Por ser, provavelmente, a última vez que eles atuam os seus solos, cada um dos membros fez questão de dar o seu melhor para que eles ficassem marcados na memória de cada ARMY. A energia e alegria contagiantes de J-Hope durante "Trivia: Just Dance" pôs toda a gente a dançar e a saltar no seu lugar; Jungkook, antes de levantar voo como um anjo durante "Euphoria", gesticulou para o público enquanto cantava "You are the cause of my euphoria", numa forma de agradecimento a todos os ARMYs que os apoiaram ao longo deste anos; em seguida, veio "Serendipity", onde a elegância de Jimin e a graciosidade na sua dança deram vida à letra poética do seu solo e encantaram todas as pessoas presentes na audiência; em "Trivia: Love", o solo de RM, o mesmo fez homenagem à forma universal do amor ao apresentar no ecrã esta mesma palavra escrita em várias línguas dentro do logotipo dado aos ARMYs e, fazendo um trocadilho com o símbolo da palavra "pessoa" e "amor" em coreano, o qual culminou num coração feito pelo mesmo; V, como sempre, tinha a audiência na palma da sua mão ao hipnotizá-la com a sua incrível e inebriante performance de "Singularity"; Suga apareceu com um novo visual durante "Trivia: Seesaw" e, mais uma vez, surpreendeu os ARMYs com as suas capacidades como vocalista e bailarino, mostrando que ele consegue mostrar muito mais capacidades do que rapper e produtor; por último, Jin deixou o piano de lado e, em vez disso, apresentou-se de uma forma mais clássica (pé, diante da audiência), a cantar o seu solo "Epiphany" a plenos pulmões e a arrepiar todo o estádio com as suas perfeitas notas altas. À medida que o concerto se aproximava do final, o grupo foi-se soltando e mostrando o seu lado mais divertido e brincalhão, tornando os seus concertos mais numa reunião familiar do que simplesmente uma interação artista-fãs. No final, os sete rapazes não foram capazes de conter a sua emoção. Ao contrário dos outros concertos, a novidade deste finale foram os novos VCRs que, de forma discreta, foram apresentando e dando pistas sobre o conceito do próximo álbum do grupo, cujos rumores indicam que será lançado no início do próximo ano.
A era "Love Yourself" despede-se no meio de muitas lágrimas e sorrisos, mas uma nova porta está prestes a abrir-se e uma nova era já arrancou. Resta-nos esperar pelas surpresas que nos aguardam e, rezar, por uma nova tour.
Comments