Pouco a pouco, vão surgindo novidades no mundo do k-pop em Portugal que ajuda a divulgá-lo e a expandi-lo no nosso país.
O primeiro dia de Novembro de 2019 marca o dia do primeiro tweet, da derradeira divulgação, dos nervos à flor da pele. Afinal de contas, quem não se sente com o coração às voltas quando acaba de mostrar ao mundo um projeto criado de raiz?
"25banpo" nasce assim, pela mão de Rita e Vanessa (de Setúbal e Aveiro, respetivamente) que se conheceram no trabalho após se terem mudado para Lisboa. O nome incomum do podcast espicaçou o interesse dos mais curiosos mas, tal como as criadoras revelaram em conversa, este nome tem um significado especial e surgiu a partir daquilo que os portugueses têm de melhor: a sua criatividade e imaginação.
O que vos levou a criar o podcast? Vimos que era um projeto que ainda não havia em Portugal, e como é uma área do qual temos formação (na parte técnica da coisa) e o k-poço é uma paixão, juntamos tudo num e decidimos dar o salto.
O que inspirou o nome do podcast?
A ideia foi da Rita, até lá o nome provisório era mesmo k-poço. Mas depois, ela pensou na ideia da ponte entre Portugal e Coreia do sul, por isso pegámos no nome de duas pontes importantes de cada país: 25 de Abril e Banpo, passando assim a ter como objetivo a união entre estes dois mundos.
Como se sentiram quando lançaram o primeiro episódio?
Muito nervosas (riram-se)! Quando gravámos, ficámos surpreendentemente surpresas com o facto de ter fluido tão bem. Para terem noção, o episódio um tinha 48 minutos, e com edição ficou apenas com 45, ou seja, apenas foram cortados uns comentários pelo meio. Mas de resto, fluiu super bem. Quanto ao lançamento em si, não sei se têm noção mas fazer upload de um podcast e ligação de um website com outros requer uns dias de programação, por isso ele até ficou disponível primeiro no SoundCloud e só depois nas outras plataformas. Nisto, enquanto esperávamos pela aprovação da Apple, já estamos no segundo dia e do nada recebemos o e-mail a dizer que já estava online. Ora, SoundCloud, Apple podcasts e Spotify... tudo pronto! Então, a Rita pensou em fazer um post pago no Twitter para anunciar, só que ela apenas estava a ver quanto ficaria e, "click, click, click... Olha, está online. Foi sem querer". Do nada, tivemos de arrumar tudo (riu-se). Felizmente, já tínhamos todas as contas criadas, mas enfim, caos total pois não estávamos juntas e cada uma tentava coordenar a divulgação do podcast da forma que podia. Felizmente correu tudo bem!
Esperavam este tipo de reação por parte das pessoas?
Não, de todo! Esperávamos que umas três ou quatro pessoas ouvissem e depois caíamos no esquecimento. Mas, do nada, surgiu uma avalanche de apoio graças às divulgação do Bangtan Express, e choveram elogios e sugestões! (Muito, muito obrigada!)
Que planos têm para futuros episódios do podcast?
Ontem (13/11), gravámos o segundo episódio. Ainda temos de editar, mas o assunto vai ser um pouco controverso e mais sério que o anterior. Ainda não podemos revelar o tema pois não sei quando vamos lançar, mas espero que gere alguma discussão saudável entre fandoms.
Querem deixar alguma mensagem para quem vos ouve?
Não queremos guerras, não queremos nada negativo, sabemos que discussão é necessária e por isso os temas que escolhemos por vezes podem ser controversos, mas esperamos que o podcast seja sempre um espaço aberto a reflexão e partilha entre todos, tudo de uma forma cívica e divertida.
O podcast "25banpo", numa agradável mistura de seriedade e esporádicos momentos de humor, leva até aos ouvintes as novidades e acontecimentos recentes no mundo do k-pop para os deixar atualizados, funcionando igualmente como espaço de partilha de opiniões sobre os mais variados assuntos, dos mais variados grupos e artistas deste género musical.
Podem acompanhar o podcast nas seguintes redes sociais:
Ouçam aqui o primeiro episódio de "25banpo".
Comentários