top of page
Foto do escritorBangtan Express

À conversa com... as fanbases portuguesas do Yoongi!




Hoje o fandom está em festa, pois celebram-se as 27 primaveras de um membro muito especial dos BTS. De nome Min Yoongi, este rapper talentoso também é conhecido como Suga (nome artístico nos BTS) e Agust D (nome artístico a solo). É um dos grandes compositores e produtores do grupo, participando na criação da maior parte das faixas dos álbuns dos BTS. É um membro muito acarinhado e, como tal, não se podia deixar de ter um dedo de conversa com aqueles que dedicam grande parte do seu tempo a representar e dar apoio ao Yoongi em Portugal.


Rita (Lisboa) e Martim (Braga), administradores da @myoongiportugal e @YoongiPortugal (respetivamente), aceitaram o desafio e responderam a algumas perguntas sobre o seu trabalho nas fanbases que gerem. Para além destas, o convite também abrangeu as fanbases @MinYoongiPT e @SugaPortugal, mas por motivos pessoais, não conseguiram enviar as respostas.


"Há quanto tempo existem as vossas fanbases e o que vos levou a criá-las?"

Rita: Criei esta fanbase à cerca de nove meses, eu sempre quis ser administradora de uma Fanbase, criar projetos, interagir com as/os ARMYs, mas principalmente trazer toda a informação possível para todos vocês, mas claro, sempre com o devido respeito e pondo sempre em primeiro a privacidade e segurança dos membros do grupo.


Martim: Eu criei a fanbase em outubro de 2018 no Instagram e só vim para o Twitter em fevereiro de 2019. A conta não foi criada para a fanbase, mas sim porque eu queria ter uma conta de fãs minha para o grupo mas isso acabou por não acontecer. Tinha visto lá uma fanbase a publicar informações e atualizações sobre os BTS e eu perguntei "porque não fazer isto mas do Yoongi?" e foi mesmo isso que aconteceu. Lembro-me de a minha primeira publicação ter sido a preview do Season's Greetings de 2019.


"São os únicos administradores das vossas fanbases? Se sim, como é trabalhar numa fanbase sozinho?"


Rita: Sim, sou a única administradora na minha fanbase! Para ser sincera, ao início não foi assim tão complicado gerir a fanbase e organizar tudo sozinha, porém ocorrem sempre alguns problemas (*riu-se*) sejam pessoais, ou até mesmo por falta de tempo, mas acredito que com organização e calma tudo se consegue.


Martim: Sim, sou o único administrador. Ter uma fanbase implica uma grande responsabilidade, até mesmo quando se tem apenas um administrador. Se eu tivesse alguém a gerir a fanbase comigo, teria de depositar muita confiança nessa pessoa. Quando há mais administradores, há divisão de tarefas e mais disponibilidade para realizar projetos, sendo ainda uma maior responsabilidade.


"Estar numa fanbase implica ter bastante trabalho e dispensar tempo do vosso dia-a-dia para se dedicarem a ela. O que têm achado da vossa experiência? Como lidam com os altos e baixos?"


Rita: Não é tão simples como parece. Sim, por vezes pode ocupar bastante tempo do dia-a-dia, digamos que todas as fanbases portuguesas, incluindo a minha, esforçam-se bastante para todo o público, levamos isto como um trabalho, não só para ajudar no stream, como também para divertir e relaxar um pouco de todo o stress e pressão diária que a sociedade infelizmente vive. Em relação aos altos e baixos, penso que toda a gente os têm, não é? (*riu-se*) Sendo fanbases ou não, apenas temos de ter calma e mesmo se implicar alguma pausa da nossa vida, usem-na, porque nunca se esqueçam saúde, ou família está sempre em primeiro lugar! Depende muito também dos problemas de cada um para falar a verdade, mas não se esqueçam, não é o fim do mundo! Tudo acaba por se resolver.


Martim: Definitivamente, ter uma fanbase ocupa muito do nosso tempo, especialmente do meu que sou estudante. Tenho gostado mesmo muito de poder estar neste projeto e a minha experiência tem sido boa. Há vezes em que me tenho de ausentar da fanbase, mas prefiro fazer isso do que atrasar publicações e tratar das coisas da escola à pressa.


"O que têm achado do apoio dos ARMYs portugueses às vossas fanbases e ao Yoongi?"


Rita: O apoio das/os ARMYs à fanbase do Yoongi tem sido absolutamente incrível e só tenho a agradecer a todos por me acompanharem neste projeto incrível e por todo o apoio que dão ao nosso Suga.


Martim: Sem dúvida que as ARMYs portuguesas têm apoiado muito não só a minha, mas todas as fanbases que temos para os BTS em Portugal e acho isso bom, porque no início não achei que ia ter muito apoio, mas acabei por ter.


"O aniversário do Yoongi está quase aí e nós sabemos que têm projetos ativos para o celebrar. Querem falar um pouco sobre eles?"


Rita: Sim! Eu e o jornal Bangtan Express criámos um recente projeto de aniversário do Yoongi, cujo o nome é "DEAR YOONGI". O projeto consiste em criar um diário no Twitter com mensagens para o Yoongi! As ARMYs devem escolher uma música, letra, frase ou conselho do Yoongi, utilizá-la e explicar numa mensagem o porquê de ser tão importante para eles/as. Com isso, iremos aceitar fanarts ou até mesmo poemas para que o aniversário do nosso Suga seja ainda mais especial!


Martim: Sim, tenho dois projetos para o aniversário do Yoongi que tenho em mente desde novembro e finalizei-os em janeiro. O primeiro projeto tem duas partes, uma é das hashtags portuguesas para o aniversário do Yoongi e a outra é das mensagens para o Yoongi. Então, sempre que há o aniversário de um membro, há hashtags mundiais e eu pensei "porque não fazer hashtags inteiramente portuguesas?". E foi isso que aconteceu, #SUGADayPT e #FelizAniversárioSuga foram as criadas que vão servir para as PT-Armys utilizarem na publicação dos desejos de parabéns para o Yoongi. A outra parte é a criação de uma thread com mensagens para o Yoongi das ARMYs. O segundo projeto é uma streaming party que vai servir para quebrar os recordes globais para o aniversário do Suga. Será nos dias 8 e 9 e o objetivo é completar o puzzle do Yoongi com 16 peças que serão desbloqueadas pelo stream.


"Enquanto fanbase, o que gostariam de fazer futuramente? Que género de projetos gostavam de desenvolver para as ARMYs de Portugal?"


Rita: Eu já tenho alguns projetos em mente, mas para isso vou precisar da ajuda de todos! Vou falar do principal, todos sabem que no que conta a ajudar os BTS estão sempre prontos! Por isso com dedicação, irei começar a desenvolver projetos de solidariedade em nome das ARMYs e dos BTS! O que acham? Brevemente, eu irei dar todas as informações necessárias, ainda preciso de trabalhar bastante nisto. Por isso fiquem atentos!


Martim: Em primeiro lugar, eu queria ser mais ativo e poder interagir mais com as ARMYs e também, é claro, continuar o meu trabalho na fanbase. Gostava de alinhar com outras fanbases de Portugal para realizar projetos que incentivam as ARMYs portuguesas a atingir o que nunca foi atingido e a dar mais força ao nosso fandom português.


"Que mensagem gostariam de deixar às ARMYs de Portugal, enquanto fanbases do Yoongi?"


Rita: Enquanto fanbase do Yoongi, queria deixar uma mensagem simples, porém quero que reflitam sobre a mesma. Por mais obstáculos que apareçam na vossa vida, nunca desistam de tentar e se pretendem um objetivo, por mais difícil que seja, não fiquem à espera que o "outro" faça ou como diz o velho ditado "não deixem para amanhã o que podem fazer hoje!". Atenção, isto não serve não só para com os BTS, serve também para o vosso futuro e para o resto da vossa vida! Acreditem em vocês mesmos, não tenham medo de errar, afinal, todos nós erramos não é verdade? Só vos desejo muita força e sorte para toda a vossa vida. Vocês são capazes de tudo!


Martim: Enquanto fanbase, gostaria de agradecer muito às ARMYs portuguesas por toda a força que têm dado a todas as fanbases. Todos temos feito um grande trabalho com um grande esforço que foi merecido. Se alguém precisar de alguma coisa, nem que seja alguém para falar, eu vou estar aqui e podem-me mandar mensagem, as minhas DMs estão abertas para todos. Acreditem sempre nos vossos sonhos e nunca percam a esperança.


Podem acompanhar o trabalho das vossas fanbases através do Twitter e Instagram! Não se esqueçam de participar nos projetos de stream.

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page